Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h29  

    Imagem

    (Da esq. para a dir.: Eduardo Giannetti, Samuel Pessôa, Maria Cristina Frias e Vinicius Torres Freire)

  • 09h27  

    Uma das questões de fundo no Brasil atualmente, segundo Giannetti, é o esgotamento do ciclo de expansão fiscal iniciado em 1988, com a Constituição, que nos levou à situação atual em que 45% da renda nacional passa pelo setor público. "Há algo profundamente errado nas finanças públicas, é incontornável", diz.

  • 09h23  

    "Em grande parte, os equívocos que nos levaram à crise começara no segundo mandato do Lula e se aprofundaram no primeiro mandato de Dilma", diz Giannetti.

  • 09h22  

    O economista Eduardo Giannetti diz que muitas pessoas perguntam a ele se está é a pior crise pela qual o país já passou. Ele afirma que, enquanto se vive a crise, ela é sempre a pior.

  • 09h20  

    "Em certo sentido, estamos vivendo hoje um cenário muito parecido com o dos anos 1980" diz Samuel Pessôa. Entre os sinais para pessimismo, ele afirma que ainda devemos viver tempos muito mais amargos antes de superar a crise.

  • 09h18  

    O economista, porém, diz que vê sinais para otimismo. Um deles é o reconhecimento, por parte do governo, da necessidade de reforma da Previdência --barrada pelas centrais sindicais, que só desejam o aumento da carga tributária.

  • 09h17  

    Pessôa afirma que vivemos um impasse em que a sociedade não formou um acordo sobre como financiar o Estado brasileiro.

  • 09h15  

    Para Samuel Pessôa, economista e colunista da Folha, a atual crise econômica é fruto, em parte, de uma tentativa fracassada de adotar o modelo asiático de nacional-desenvolvimentismo, em que o Estado tenta induzir o crescimento. Para Pessôa, se trata de um erro de diagnóstico de economistas e intelectuais de esquerda ligados ao PT.

  • 09h07  

    Participam da mesa Eduardo Giannetti, economista, Samuel Pessôa, economista e colunista da Folha, Vinicius Torres Freire, colunista de assuntos econômicos da Folha, e Maria Cristina Frias, editora da coluna "Mercado Aberto" da Folha.

  • 09h06  

    Na primeira mesa de debates do dia, "Cifras & Letras - Recessão com inflação", especialistas em economia explicam e apontam possíveis saídas para a recessão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade