Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h14  

    Imagem

    (A atriz Fernanda Torres fala sobre crônicas)

  • 13h11  

    "Como estou em uma página de opinião, eu me sinto constrangido de passar a semana toda falando só de abobrinha. Dois dias da semana tento fazer um pé sobre o noticiário", conta Ryu Castro, que assina a coluna do Rio na página A2 da Folha quatro dias da semana.

  • 13h08  

    Imagem

    (Da esq. para a dir.: Fernanda Torres, Luis Fernando Verissimo, Ruy Castro e Alcino Leite Neto)

  • 13h03  

    "A crônica as vezes tem uma importância de que nem mesmo a gente se dá conta, acha que vai servir apenas para forrar gaiola de papagaio. Mas tem vezes que você lê depois e percebe que existe ali uma qualidade literária", afirma Luis Fernando Verissimo.

  • 13h00  

    "Aquela conversa fiada que tinha menos importâncias do que as notícias em volta era tão bem escrita que pode ser lida até hoje, enquanto muitas notícias se perderam no tempo porque são totalmente datadas", afirma Castro.

  • 12h58  

    Ruy Castro, colunista da Folha, diz que as crônicas de qualidade muitas vezes tem uma vida mais longa do que as notícias que as cercam no jornal, invertendo a ordem de importância inicial.

  • 12h53  

    Luis Fernando Verissimo afirma que, na dificuldade de definir o gênero crônica, diz que a melhor definição que achou é "crônica é tudo o que a gente disser que é crônica".

  • 12h50  

    Fernanda Torres conta que foi convidada a escrever na Folha inicialmente no caderno de política, com a proposta de abordar o tema do ponto de vista de alguém que não está habituado com o assunto. Depois passou a "Ilustrada", onde achou que poderia falar com mais frequência sobre cultura. "Mas a realidade brasileira está tão interessante que meu desafio hoje é voltar a falar sobre cultura propriamente. Eu tento, mas não consigo."

  • 12h46  

    Confira aqui a reportagem sobre a primeira mesa do Encontro Folha de Jornalismo, que abordou mudanças nos modelos de negócios dos jornais.

  • 12h43  

    A quarta mesa vai abordar o ofício de escrever crônicas, com a participação de Fernanda Torres, atriz, Luis Fernando Verissimo, cronista, Ruy Castro, colunista da Folha e Alcino Leite Neto, editor do selo Três Estrelas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade