Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h16  

    O debate é aberto por Eugenio Martínez, jornalista político venezuelano que é considerado o maior especialista em cobertura eleitoral no país. Escreve, entre outras publicações, para o "Prodavinci", o melhor site opositor de análise política.

  • 10h14  

    Participam da mesa Hugo Alconada Mon, secretário-assistente de Redação do jornal argentino "La Nación", Eugenio Martínez, jornalista político venezuelano e Lúcio Flávio Pinto, criador do "Jornal Pessoal" de Belém (PA). A mesa é mediada por Clóvis Rossi, repórter especial e colunista da Folha.

  • 10h13  

    Na grande imprensa, ou em sites e jornais independentes, os jornalistas participantes da mesa são as pedras nos sapatos de políticos e governos. Revelações de escândalos de corrupção e abusos de poder trouxeram prêmios e prestígio a estes jornalistas, mas também processos e ameaças.

  • 10h13  

    A segunda mesa do Encontro Folha de Jornalismo começa agora com o tema "Quando a imprensa é vista como oposição".

  • 10h11  

    Imagem

    (Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP)

  • 10h10  

    Encerrando a primeira mesa, Eugênio Bucci responde a pergunta da plateia sobre sua afirmação de que o jornalismo deve respeitar a língua portuguesa. Ele diz que isso é uma obrigação de todos os veículos, sejam jornais, sites ou TV.

  • 10h08  

    O Encontro Folha de Jornalismo é realizado pela Folha com patrocínio institucional do grupo Odebrecht e da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

  • 10h07  

    Ainda sobre o tema patrocínio, Dávila afirma que nenhum participante do Encontro Folha de Jornalismo recebeu pagamento para participar dos debates e que toda a programação do encontro foi elaborada pela Redação sem qualquer interferência da área comercial.

  • 10h05  

    Para Bucci, a "separação do anunciante do conteúdo editorial é uma mola-mestra da imprensa" desde que ela se constituiu. "É um engano supor que isso comprometa nossa honestidade intelectual. Eu escrevo em lugares que têm anúncios e os leitores sabem a separação de tudo isso", disse.

  • 10h02  

    A plateia questiona Eugênio Bucci sobre a isenção dos jornais diante do financiamento de empresas, citando, por exemplo, o patrocínio da construtora Odebrecht ao Encontro Folha de Jornalismo. Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, explica que, assim como na publicidade do jornal, o patrocínio ao evento não compromete a isenção dos debates.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade