Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h05  

    Bom dia! Começa daqui a pouco o segundo dia do Encontro Folha de Jornalismo, evento que comemora os 95 anos da Folha.

  • 13h41  

    A cobertura ao vivo do primeiro dia do Encontro Folha de Jornalismo fica por aqui. Boa tarde e obrigado pela audiência.

  • 13h40  

    Confira aqui a reportagem sobre a terceira mesa do Encontro Folha de Jornalismo, em que jornalistas latino-americanos relataram a pressão de governos resistentes à imprensa crítica.

  • 13h37  

    Os participantes encerram a mesa revelando quais são seus cronistas favoritos. Luis Fernando Verissimo diz que são Rubem Braga, Paulo Mendes Campos e Antônio Maria. Fernanda Torres diz que gosta muito de Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Millor fernandes e Antonio Prata. Rui Castro repete os três citados por Verissimo, além de Nelson Rodrigues, Vinicius de Moraes e José Carlos Oliveira.

  • 13h32  

    Imagem

    (Ruy Castro fala sobre o ofício de cronista)

  • 13h31  

    Fernanda Torres, diz que os problemas mais urgentes acabam se impondo na escolha do assunto de suas colunas. Ela conta que estava planejando escrever um texto sobre o livro "Tristes Trópicos", de Lévi-Strauss e sobre o filme "O Regresso", com Leonardo DiCaprio. Mas que, "em um tarde", o fim da Codecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional) acabou virando o assunto.

  • 13h21  

    Imagem

    (O cronista Luis Fernando Verissimo no debate sobre crônicas)

  • 13h20  

    "Infelizmente a realidade brasileira transformou a todos em monotemáticos", diz Luis Fernando Verissimo sobre temas cada vez mais políticos nas crônicas. Ruy Castro, questionado pela plateia, conta que também tem abordado com mais frequência a política nacional em seus textos na Folha.

  • 13h18  

    "Essa coisa do advérbio...eu me policio. Toda que vez que vejo um 'mamente' eu vou cortando" afirma Fernanda Torres. Ruy Castro concorda e diz que também procurar cortá-los de seus textos. "'Por outro lado' é imoral", disse.

  • 13h16  

    Luis Fernando Verissimo conta que tudo pode virar assunto para uma crônica, até mesmo o zíper de uma calça aberta. Ele passou por essa situação --de ficar com a calça aberta-- quando dava uma entrevista em Minas Gerais justamente sobre quais assuntos rendem crônicas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade