Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h00  

    "Após o 11 de Setembro, os EUA tentaram frear a lavagem de dinheiro no mundo porque descobriram que os grupos terroristas utilizavam os mesmos canais que outros grupos", diz Carvalho.

  • 11h59  

    Carvalho afirma ainda que a Lava Jato apresenta outras novidades em relação a outras operações, como a delação premiada e a cooperação entre os países. Antes, a investigação era mais baseada em escutas telefônicas.

  • 11h57  

    Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha, conta que a operação Lava Jato é uma consequência dos erros de outras operações sobre corrupção no país que acabaram sendo anuladas no Judiciário devido a erros processuais.

  • 11h54  

    Thiago Herdy começa falando que ao, saber que o grupo Odebrecht patrocinava o Encontro Folha de Jornalismo, refletiu se isso causaria algum constrangimento pelo falo dele cobrir a Lava Jato. Mas logo decidiu que não haveria nenhum problema pois ele e a Abraji acreditam que qualquer debate sobre jornalismo deve ser público e transparente.

  • 11h49  

    Participam da mesa Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha, Thiago Herdy, presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e repórter do jornal "O Globo" e a colunista Mônica Bergamo, da Folha.

  • 11h48  

    O Encontro Folha de Jornalismo volta agora com o terceiro debate do dia. Três dos principais repórteres investigativos do país revelam detalhes da Lava Jato, operação que eletriza o país e já provocou a prisão de políticos, banqueiro e empresários.

  • 11h19  

    Enquanto isso, confira aqui os vídeos sobre os debates do primeiro dia do evento.

  • 11h18  

    O Encontro Folha de Jornalismo agora faz uma pausa de cerca de 30 minutos e volta com a terceira mesa do segundo dia: "Os bastidores da cobertura da Lava Jato".

  • 11h17  

    Encerrando a mesa, os s participantes contaram os motivos pelos quais acreditam cobrir conflitos. Wainer disse acreditar que é o medo, que o trabalho acaba fazendo ele enfrentar medos e descobrir as histórias. Mayte disse que não se trata de motivos humanitários, pois percebeu que independente da empolgação do jornalista, as coisas não mudam. "A Síria foi uma lição, não importa o que você fizer, você não consegue mudar o mundo."

  • 11h11  

    Questionado pela plateia sobre as dificuldades linguísticas na cobertura, James Harkin diz contar com moradores locais que o ajudam, pois fala muito pouco árabe. E alerta que há um problema em se confiar demais nos fixers (jornalistas locais que auxiliam jornalistas estrangeiros) que, mesmo quando pagos, têm um motivo político para o trabalho, pois eles acabam mostrando apenas um lado da história.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade