Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 14h26  

    A cobertura ao vivo do Encontro Folha de Jornalismo fica por aqui. Boa tarde e obrigado pela audiência.

  • 14h22  

    "O jornal agradece à plateia, que enriqueceu o debate com perguntas pertinentes, aos nossos oito mediadores, que conduziram as conversas, à nossa mestre de cerimônias, Patrícia Campos Mello e, principalmente, aos nossos 23 debatedores. Sem hipocrisia e graciosamente, eles mostraram coragem e independência ao aceitar nosso convite para debater o futuro do jornalismo. Agradeço a todos e esperamos vê-los em cinco anos, no centenário do jornal", disse Dávila, encerrando o Encontro Folha de Jornalismo.

  • 14h25  

    As frases mais marcantes das oito mesas de debate selecionada pelo editor-executivo da Folha:

    "Não se faz revolução com a cultura do passado"
    Leão Serva

    "O único jornalismo [pelo governismo] aceito não é jornalismo, é relações públicas"
    Eugenio Martinez

    "[A lei do direito de resposta] só reforça aquilo que deve ser o principal. A gente tem que apurar o que é verdade e questionar a si mesmo e o seu trabalho. Isso é o que nos leva para frente"
    Tânia Alves

    "Crônica é tudo aquilo que a gente disser que é crônica"
    Luis Fernando Verissimo

    Nunca poderíamos imaginar que teríamos um secretário do Tesouro doido"
    Samuel Pessôa


    "Ao buscar um médico, ninguém pede um médico cidadão"
    Mayte Carrasco

    "A Lava Jato não é um tsunami, mas é um novo planeta
    Mario Cesar Carvalho

    "Conspiração é só a partir de um certo nível"
    Josias de Souza

    "Nem todo petista é um petralha, mas todo petralha é um petista"
    "Tucano é um petista limpinho"
    Reinaldo Azevedo

    "Não sei quais jornais o Reinaldo anda lendo"
    Ricardo Melo

    "Isso aqui [mostrando o jornal] é minha pinga e meu cigarro todo dia"
    José Francisco da Silva, que provocou risos na plateia ao se levantar e, na boca do palco, elogiar o trabalho de Josias de Souza

  • 13h51  

    Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, encerra o Encontro Folha de Jornalismo, que comemora os 95 anos do jornal, citando frases marcantes que foram ditas nas oito mesas de debates.

  • 13h47  

    Reinaldo Azevedo diz achar que Dilma cometeu crime de responsabilidade. "Eu reconheço que hoje as condições para ele deixar o poder são mais fracas do que já foram, mas não vejo ela encerrando o mandato com tudo que vem pela frente". "A gente ainda nem conhece as faxes da crise."

  • 13h44  

    Ricardo Melo diz acreditar que não haverá impeachment porque até agora não foi identificado nenhum crime de responsabilidade da presidente e porque não existe base política suficiente para levar adiante o processo político. "Agora, acho que vai ser um governo enfraquecido até o final por conta de todo esse embate político. Vai se manter ao custo de muito sacrifício."

  • 13h42  

    Josias de Souza diz que ele se esvaziou como processo político por ter se amparado na figura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. Mas que há uma possibilidade ainda via Justiça Eleitoral, que ainda é uma incógnita.

  • 13h40  

    Encerrando a mesa, cada jornalista deu sua visão sobre o impeachment da presidente Dilma.

  • 13h38  

    "Me chamar de tucano é ofensivo a mim e aos tucanos. Aos tucanos porque querem colar neles a pecha de direita que eu sei que eu tenho. A mim porque eu estou muito à direita dos tucanos", diz Reinaldo Azevedo.

  • 13h32  

    Josias de Souza responde a Melo e diz que as consequências das reportagens não são controladas pela imprensa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade