Publicidade

Encontro Folha de Jornalismo

Acompanhe a cobertura do evento que comemora os 95 anos da Folha com a presença de renomados profissionais da imprensa em oito debates

A Folha celebra seus 95 anos com um ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo no século 21 e a crise política e econômica brasileira.

O Encontro Folha de Jornalismo é realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19).

Oito mesas, quatro a cada dia, reúnem alguns dos principais profissionais da imprensa brasileira e internacional. Confira a programação completa.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h37  

    "Apenas um jornalista tem o compromisso de checar e confrontar as informações", diz Mayte Carrasco. Ela conta que respeita o papel de pessoas que fornecem informações em áreas de conflito, mas diz que, ao buscar um médico, ninguém pede um "médico cidadão". Portanto, ao buscar jornalismo, não se deve confiar no "jornalismo cidadão".

  • 10h35  

    Harkin afirma que o "ativismo de mídia não é jornalismo, mas propaganda".

  • 10h32  

    Imagem

    (Da esq. para a dir.: James Harkin, Mayte Carrasco, Patrícia Campos Mello e João Wainer falam sobre cobertura em áreas de conflito)

  • 10h30  

    Para James Harkin, o grande desafio na cobertura de conflitos hoje não é mais o risco, mas as mudanças recentes nas mídias sociais, que são usadas por grupos e governos como propaganda para espalhar boatos e versões.

  • 10h25  

    Harkin afirma também que o avanço do Estado Islâmico na região tornou muitos jornalistas freelancers uma "presa fácil" dos extremistas, que passaram a sequestrá-los.

  • 10h22  

    O irlandês James Harkin fala sobre sua experiência cobrindo a guerra civil na Síria. Ele afirma que os motivos que fizeram a cobertura sobre o conflito diminuir em todo o mundo foram o alto risco aos jornalistas no "front", a falta de dinheiros dos veículos para bancar a cobertura e também a dificuldade de entender um conflito muito complexo como aquele.

  • 10h16  

    Participam os jornalistas Mayte Carrasco, correspondente de guerra espanhola, James Harkin, jornalista irlandês que escreve para veículos como "The Guardian", João Wainer, repórter especial da Folha e Patrícia Campos Mello, repórter especial da Folha.

  • 10h15  

    A segunda mesa de debates do Encontro Folha de Jornalismo tem o título "Não atire, sou jornalista - Cobertura em áreas de conflito".

  • 10h15  

    Encerrando a mesa, Samuel Pessôa lembra da necessidade de um ajuste também nos Estados e municípios. Ele afirma que a União arrecada muito mais, mas transfere muito mais dinheiro, enquanto os Estados e municípios basicamente arrecadam tributos para pagar o funcionalismo.

  • 10h13  

    "O Brasil não era tão bom quanto se imaginava um tempo atrás e não era tão bom...", falava Giannetti, quando as luzes do auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som) se apagaram por alguns segundos, causando risos na plateia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade