Os protestos contra o governo Dilma Rousseff tomaram as ruas de cidades de todos os Estados e do DF neste domingo neste domingo (16).
Em São Paulo, segundo o Datafolha, o ato reuniu reuniu 135 mil manifestantes na av. Paulista. A Polícia Militar do Estado calculou que o protesto reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, 465 mil foram às manifestações.
O líder do PT no Senado, senador Delcídio Amaral (MS), avaliou que os protestos foram menores, mas expressivos.
Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Maceió, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília, entre outras cidades.
Atos iniciados em capitais com o clima mais quente, como Brasília e Rio, aconteceram pela manhã. Em Manaus e outras cidades da região Norte, ocorreram ao fim da tarde.
Os principais grupos por trás dos protestos foram o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil.
NATAL (RN) - Manifestantes antipetistas carregam cartazes nas ruas | Renata Moura/Folhapress
PORTO ALEGRE - Os organizadores dizem agora que são 40 mil manifestantes na capital gaúcha. A Brigada Militar (PM gaúcha) continua falando em 20 mil.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP) - Na cidade a 440 quilômetros da capital, a Polícia Militar estima que cerca de 6.000 pessoas protestam em frente à sede da prefeitura. A manifestação contra o governo Dilma Rousseff foi convocada pelo Movimento Cidadania Brasil, que fala em 8.000 participantes.
SÃO PAULO (SP) - Em São Paulo, manifestantes que participam do ato contra o governo limpam cartazes colados no dia anterior por jovens pró-Dilma.
SÃO PAULO (SP) - Verônica Serra, filha de José Serra (PSDB-SP), está entre os manifestantes da Avenida Paulista. Disse que não daria declarações, mas que foi em todas as passeatas.
SÃO PAULO (SP) - Protesto na avenida Paulista visto de cima do carro do grupo Revoltados Online | Foto: Cláudio Goldberg Rabin/Folhapress
Campinas (SP) - Os manifestantes chegam ao Largo da Catedral Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, para o protesto, marcado para as 14h. Os participantes devem seguir em passeata até o Centro de Convivência, no centro da cidade. A Polícia Militar ainda não tem estimativas sobre o número de participantes. A expectativa dos organizadores é de 50 mil pessoas.
NATAL (RN) - Dois "manequins" encarcerados, com máscaras do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, fazem parte da manifestação que ocorre neste domingo em Natal (RN). Os bonecos foram recebidos com aplausos, enquanto o motorista de um carro que empunhava uma bandeira do PT foi vaiado por manifestantes. | Foto: Renata Moura/Folhapress
SALVADOR (BA) - No bairro de Ondina, nas proximidades da Barra, onde acontece o protesto na cidade, militantes pró-Dilma pintaram mensagens como "fora, Cunha" e "não a (sic) privatização da Petrobras" nos tapumes que cercam um hotel desativado. | Foto: João Pedro Pitombo/Folhapress
SÃO PAULO (SP) - Manifestantes gritam "fora Dilma" em frente ao caminhão de som dos Revoltados Online. Em seguida, uma música começa a tocar ironizando a frase em que Dilma diz que, depois de atingir a meta, irá “dobrar a meta”.
Já Wilson Simonal é a trilha sonora do carro dos militaristas.