A Globo promoveu o debate entre sete candidatos ao governo de São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT), Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Maringoni (PSOL), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Laércio Benko (PHS).
Mediado pelo jornalista César Tralli, o debate teve quatro blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; todos devem ser perguntados ao menos uma vez
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um terá dois minutos para suas considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos ao governo de SP
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Tréplica:Por conta da sua doutrina, dos seus discursos, vc tem muito preconceito a qualquer proposta, certamente você não assistiu ao meu programa, nem leu o meu programa no meu site. Vou trazer a experiência que eu vi em Nova York e também de Chicago. Que reduziu a violência contra os policiais e contra os jovens.
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Pergunta para Alexandre Padilha (PT): Vejo com tristeza a política de mentiras que o seu partido está fazendo com Marina Silva. Até quando vão essas mentiras? O senhor vai governar quatro anos mentindo?
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Resposta:Não precisa falar nenhuma mentira sobre qualquer candidata, ela mesmo fala por si só, um dia ela fala uma coisa, no outro dia ela muda. Por isso eu apoio a Dilma. Eu servi por mais de 10 anos o governo federal, enfrentamos muitos desafios no Brasil. Reduzimos a desigualdade e enfrentamos o desemprego. Se fiz muito pelo país, farei ainda mais pelo Estado de São Paulo. O que falta aqui é um governador como eu, que enfrentará a desigualdade social. É inadmissível que num estado como o nosso, pessoas tenham que esperar tanto tempo para uma cirurgia.
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Réplica: Precisamos prestar atenção na diferença da velha e nova política. Padilha mente quando omite a corrupção no governo federal. Tenho orgulho de estar ao lado da Marina Silva. Vou mudar São Paulo com a nova política.
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Tréplica:O Sr me respeite. Eu tenho mais de 10 anos de experiência no governo. Fui mais de 10 anos das áreas mais complexas do governo, e fui gestor público por mais de 10 anos sem passar por nenhum processo de investigação. E a candidata Marina, ela que fala uma coisa num dia e volta atrás no outro.
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Pergunta para Paulo Skaf (PMDB): Há quatro anos, o governador Alckmin prometeu que iria entregar mil creches em quatro anos. Relatório deste ano aponta que ele só entregou 24 creches. Qual sua proposta para essa questão?
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Resposta: Muitas mães deixam de trabalhar por não ter creche para os filhos. Vou fazer um programa de creches, aproveitando o programa do governo federal pró-infancia, que paga uma parte. Desta forma, nós podemos enfrentar esse problema de creches, o governador Alckmin não aproveita esse programa federal. No começo do governo Alckmin tinha 79 mil leitos em SP, hoje tem 59 mil.
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Réplica: Temos que ter a prioridade na educação. O desprezo do PSDB as creches afetou os paulistas. Quero criar uma escola pública em tempo integral e remunerar bem professores e professoras, todos os funcionários da educação.
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Tréplica: Minha experiência toda como presidente do SESI/Senai para fazer uma revolução na educação do Estado de SP. Implantar ensino em tempo integral, ensino técnico. É um crime o que acontece hoje em SP, comprometendo toda uma geração com essa educação pública péssima.
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Natalini (PV): Nos últimos 3 anos, sobraram 600 milhões de reais que não foram aplicados na educação. O governo de São Paulo deixou de gastar esse valor por falha na gestão. O que o senhor acha disso?