A Globo promoveu o debate entre sete candidatos ao governo de São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT), Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Maringoni (PSOL), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Laércio Benko (PHS).
Mediado pelo jornalista César Tralli, o debate teve quatro blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; todos devem ser perguntados ao menos uma vez
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um terá dois minutos para suas considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos ao governo de SP
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Pergunta para Geraldo Alckmin (PSDB): Tivemos uma crise hídrica. O senhor pretende parar com a distribuição de lucros que vem ocorrendo através da Sabesp na bolsa de valores de Nova York?
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Resposta: Respondendo sobre saúde, quero dizer que nós criamos 2.340 leitos. Inauguramos um hospital novo em Rio Preto, um hospital novo em Rosana, em Guarujá, Jundiaí, Botucatu, Osasco e assumimos o HU de Taubaté. Só nessa gestão, 11 hospitais, o governo federal tem 1 em SP. Sobre saneamento, a SABESP é Estatal, nós estamos vivendo uma crise de falta d
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Réplica: Quero lembrar o governador que a cidade de São Paulo é operada pela Sabesp e aqui está faltando água sim. Isso é disfarçado com o nome de "diminuição de pressão". Quero saber se ele acha certo distribuir bilhões de dólares em lucro na bolsa enquanto não se investe nos setor.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Tréplica: Vamos à verdade. A Sabesp investiu 9,3 bilhões de Reais. A Sabesp é uma SA. Do lucro que ela tem, ela distribui 25%, e o maior acionista dela é o governo. Outros acionistas são fundos de pensão de grandes empresas como Banco do Brasil.
A Sabesp e seus números foram citados pelo governados. Confira o lucro da empresa
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Pergunta para Geraldo Alckmin (PSDB): O secretário de Recursos Hídricos disse que a água vai acabar depois da eleições, em novembro.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Resposta: A Sabesp é estatal, como a Petrobras, como o BB, o fato de ter acionistas é até bom, assim tem transparência, governancia corporativa. A sabesp é a primeira a entrar no mercado. Não vai faltar água. Vivemos a pior crise dos últimos 84 anos, temos reservas técnicas, substituímos o Cantareira. Estamos retirando 19 metros cúbicos por segundo. Criamos um bônus, o único governo do Brasil que criou esse bônus para quem economizar água. Para o futuro, já está em obras a PPP do São Lourenço, trazendo mais água do Rio São Lourenço.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Réplica: O programa de TV do governador diz que ele investiu 2 bilhões na Sabesp. Aqui ele aumentou para 9 bilhões. Queria saber qual o número certo. A única saída é o Estado retomar o controle da Sabesp.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Tréplica:O caminho que eu vejo é fazer parceria e inovação. Parceria com o governo federal, municípios, iniciativa privada. E para o futuro, além do sistema São Lourenço, que será o oitavo sistema de água da região metropolitano. Também planejamos obras em Campinas e Amparo.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Natalini (PV): Somos grandes produtores agrícolas. Hoje o setor do álcool vive dificuldades. Qual sua proposta para a área?