A Globo promoveu o debate entre sete candidatos ao governo de São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT), Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Maringoni (PSOL), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Laércio Benko (PHS).
Mediado pelo jornalista César Tralli, o debate teve quatro blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; todos devem ser perguntados ao menos uma vez
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um terá dois minutos para suas considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos ao governo de SP
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Resposta: Eu acho que o dinheiro da educação deve ser todo aproveitado. A educação tem que ser a base da sociedade, o nosso plano do PV é qualificar os professores e profissionais da saúde. O professor tem que gostar de dar aula e os alunos gostarem da aula. Melhoria das condições e salários. Temos que aproveitar o máximo que der. E não sobrar dinheiro para que a coisa seja prefeito. Modernizar a escola e avançar no ensino técnico do estado de São Paulo. Sair do curso e já estar com um emprego em vista. Nenhum dinheiro pode sobrar.
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Réplica: Isso é problema de gestão. Você tem o recurso e você não aplica. O melhor investimento que pode ser feito é nas pessoas, nos jovens. Vou priorizar o orçamento para educação, saúde e segurança. Vamos usar tudo que tiver no orçamento e reforçar no que for necessário.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Tréplica:Os alunos estão saindo das escolas sem saber o que foi ensinado lá. Como analfabetos funcionais. É preciso mudar a forma de avaliar os alunos. Acabar com essa história de promoção continuada. É qualidade na educação a avaliação dos alunos.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Natalini (PV): O Brasil é o maior consumidor de crack e cocaína do mundo. Qual sua proposta para os dependentes químicos?
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Resposta: Eu como médico recebo muitas vítimas de usuários de drogas. Eu sei o estrago que as drogas fazem no corpo e na mente do ser humano. Além das drogas ilícitas e também as lícitas, como tabaco e álcool. Primeiro é preciso atacar com mão-de-ferro o crime organizado, enquanto isso não acontecer, nós vamos enxugar gelo. E também tratar o usuário de drogas como doente não como criminoso. Tem muita hipocrisia na questão das drogas na sociedade.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Réplica: São Paulo é o único Estado brasileiro que investe 30% em educação. O Brasil inteiro investe 25%. Skaf fala muito em educação, mas a única coisa que ele fez foi cobrar taxa.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Tréplica:O sistema de saúde está devendo ao povo um sistema mais digno. O SUS tem pouquíssimos recursos para serem investidos nesse tipo de tratamento, por exemplo, o crack, hoje é uma epidemia.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Pergunta para Geraldo Alckmin (PSDB): Qual a proposta do senhor para avançar no assunto de mobilidade urbana?
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Resposta:Queria dizer que primeiro para compatibilizar emprego e moradia, estamos fazendo em parceria com o governo federal e cidade de SP, uma PPP para criar moradias no centro expandido. Com relação a trilhos, recapitulando o Skaf, que é desinformado, nós temos muitas obras no metrô. Linha 4, linha 15, linha 17. O monotrilho na avenida Roberto Marinho, vamos ligar os dois aeroportos ao sistema metro. Quero agradecer a prefeitura de SP que nos cedeu o terreno.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Réplica: Na nossa opinião, o transporte sobre trilhos é a grande saída tanto para a questão da mobilidade como para a redução da emissão de gases poluentes. Defendemos o trem de São Paulo para Santos, Campinas, Vale do Paraíba e as cidades da Grande São Paulo.