A Globo promoveu o debate entre sete candidatos ao governo de São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB), Alexandre Padilha (PT), Paulo Skaf (PMDB), Gilberto Maringoni (PSOL), Gilberto Natalini (PV), Walter Ciglioni (PRTB) e Laércio Benko (PHS).
Mediado pelo jornalista César Tralli, o debate teve quatro blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; todos devem ser perguntados ao menos uma vez
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta; cada um pode ser escolhido para responder por, no máximo, duas vezes
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate; cada um terá dois minutos para suas considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos ao governo de SP
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Resposta: Só tem corrupção quando tem corruptor. A corrupção está na máquina pública é porque há vários empresários que corrompem. No estado de São Paulo, há 15 anos, já convivemos com corrupção nas obras do metro e do trem. População do Jardim Angela que espera o metro, Taboa da serra, ABC, não receberam metro até hoje, porque há 15 anos existe um sistema de corrupção que controla o metro de São Paulo. Vou criar a controladoria do Estado. Assim como existe no governo federal e que o governo Haddad implantou em SP;
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Réplica: O problema no Estado de São Paulo é que o governo é muito ruim na gestão pública. Quando se tem má gestão, você tem falhas nos controles. E quando você não tem controle, você tem corrupção. O caminho é escolher pessoas certas para a gestão.
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Tréplica:O período de governo do PSDB em SP, além de jogar a corrupção para debaixo do tapete, foi além, escolheu uma pessoa que está envolvido nesse esquema de corrupção para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Por isso precisamos tirar o PSDB, precisamos de um segundo turno.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Pergunta para Paulo Skaf (PMDB): Existe uma tese que para combater a criminalidade é preciso diminuir a idade de julgamento para adolescentes de 16 anos. Qual sua opinião sobre a redução a maioridade penal?
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Resposta: Eu defendo a redução para 16 anos, sim. Hoje ele pode votar, tem direitos, se tem direitos, deve-se ter deveres. Defendo a redução da cautela com critério diferente dos adultos. E também a um ambiente diferenciado dos adultos de prisão. E logico que não é só essa a questão da segurança pública. O Governador gosta de culpar a lei. Nós temos que endurecer a lei, mas temos que cuidar da segurança, estimular a polícia, desburocratizar, fazer com que haja tecnologia, inovação, eu visitei uma delegacia e me senti em 1980.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Réplica: Na nossa opinião, antes de discutir a maioridade penal, é preciso discutir a ampliação do tempo de reclusão do jovem infrator. Temos também que discutir quais as políticas sociais que estão sendo levadas para a juventude. Temos que disputar a juventude com o crime organizado. Isso hoje não está sendo feito.
A redução da maioridade penal foi debatida. Veja como é em outros lugares do mundo:
Skaf candidato do PMDB ao governo de são paulo Tréplica:A uma ausência do Estado principalmente nos bairros mais carentes. A verdade é que a educação de SP é péssima, a escola pública é muito ruim, E nós temos que investir, e é isso que eu quero fazer como governador, fazer uma revolução na educação de São Paulo. Mas sou a favor da redução da maioridade penal.
FOLHA COMENTA água O investimento citado pelo governador Alckmin, de R$ 9,3 bilhões feito pela Sabesp, soma tudo o que foi investido em obras entre 1995 e 2013. O sistema São Lourenço, que está em construção, está atrasado. A Sabesp anunciou ele para 2016 mas, agora, só deve ficar pronto entre o final de 2017 ou início de 2018.
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo Pergunta para Geraldo Alckmin (PSDB): Temos a proposta do retorno do banco do Estado. Qual sua posição sobre a volta do banco do Estado para gerenciar o nosso dinheiro, do povo paulista?