Os sete principais candidatos à Presidência da República participaram do debate da Record: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).
Confira a organização do programa:
1º bloco: candidatos vão fazer perguntas entre si, em duas rodadas de embates diretos; eles têm 30 segundos para a pergunta, com respostas de até 1 minuto e meio e mais 30 segundos para réplica e tréplica
2º bloco: Os jornalistas Heródoto Barbeiro, Eduardo Ribeiro, Christina Lemos e Nirlando Beirão fazem perguntas aos candidatos
3º bloco: candidatos voltam a fazer perguntas entre si
4º bloco: Considerações finais
Para participar, tuíte usando #FolhaEleições
Confira aqui mais fotos do debate dos presidenciáveis na Record
Pergunta para Marina Silva, com comentário de Aécio A senhora disse que não acabaria com programas sociais do governo, mas parece que seus conselheiros econômicos não pensam da mesma forma. Se a senhora for eleita, quem decide se os programas sociais serão mantidos no seu governo?
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: Quem vai decidir a manutenção dos programa sociais do governo é a sociedade brasileira. Conheço gente que nasceu em berço de ouro que se preocupa com a população. Pessoas boas existem em todos os lugares. Pretendo manter os programas sociais. Minha equipe de governo se comprometeu a manter as conquistas sociais dos governos anteriores.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Comentário: No meu governo serei eu que irei decidir. E eu manterei os programas sociais. Até porque foi no governo do PSDB que começaram esses programas. E eu vou aperfeiçoá-los. Eu me surpreendo com a candidata que reclama que candidatos da oposição irão acabar com os programas sociais. Pois sempre fizeram essa ameaça com as candidaturas do PSDB, inclusive quando você era do PT
Pergunta para pastor Everaldo, com comentário do Levy: Em troca do seu apoio, o senhor cobraria alguma cargo no governo de Marina Silva, a quem já manifestou simpatia e afinidade?
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Resposta: Desconheço essas afirmativa que tenha manifestado simpatia a qualquer pessoa. Estou como candidato até a semana que vem. Estou trabalhando e, segundo o que aprendi, eleição e mineração só depois da apuração. Estamos propondo o enxugamento da máquina pública para que os recursos que estão sendo jogado fora, possa ser aplicado diretamente na educação, segurança pública e saúde. Trabalho e acredito que no dia 5 de outubro a população vai dar uma resposta diferente a esse quadro.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Comentário: Eu não tenho nenhuma utopia de ganhar, até porque quem disputa hoje são os que estão por trás das grandes empreiteiras, grandes bancos. Se eu sair dessa eleição com apenas o fato dos temas macroeconômicos serem debatidos, eu já saio satisfeito desta eleição.
Pergunta para Luciana Genro, com comentário de Pastor Everaldo: A candidata é a favor do aborto?
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Comentário: Minha posição é clara. Defendo a vida desde a concepção. Sou contra o aborto. Toda a política que puder ser desenvolvida, não abortiva, eu darei apoio. Eu sou a favor da vida e contra o aborto.
Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Resposta: Sim. O aborto é uma realidade. Infelizmente 800 mil abortos ocorrem no Brasil. A cada dois dias morrem uma mulher por aborto clandestino. Ninguém quer o aborto com o método contraceptivo. Muitas mulheres não tem apoio. O Estado não oferece apoio a mulher que está diante de uma gravidez indesejada. Precisamos defender a vida das mulheres e legalizar o aborto e dar estrutura do SUS é muito importante. É importante dar o apoio psicológico e material para a mulher ter seu filho.
Pergunta para Eduardo Jorge, com comentário de Luciana Genro: Quando a ex-senadora Marina Silva saiu do seu partido disse que faltavam noções elementares de ética. O senhor se sente confortável por estar num partido como este?