Sete candidatos que disputam a eleição presidencial participaram hoje do debate promovido por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan: Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).
O evento, mediado por Carlos Nascimento, jornalista do SBT, foi dividido em quatro blocos. Abaixo, confira como foi.
Para participar dos debates transmitidos pela Folha, tuíte usando #FolhaEleições
No camarim, Dilma está em silêncio com Celso Kamura, seu cabeleireiro pessoal. Só o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) fala.
Mais cedo, antes do debate, a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirmou que defende os direitos civis de todos os brasileiros, numa referência direta ao casamento gay. Ela ressaltou que a união civil das pessoas do mesmo sexo é um direito que já está assegurado no país por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e que cabe aos políticos defenderem avanços já conquistados.
Começa a transmissão do debate. Carlos Nascimento faz a apresentação.
No primeiro bloco, candidato pergunta para candidato, segundo ordem definida por sorteio. Cada participante só pode ser escolhido uma vez. A pergunta pode durar no máximo 30 segundos, a resposta 1 minutos e 30 segundos, e réplica e tréplica 45 segundos.
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Texto Pergunta para Marina Silva: Você diz que vai antecipar 10% do PIB para a Educação, 10% da receita bruta da União para a Saúde e passe livre para estudantes de escola pública. No total, são despesas de R$ 140 milhões. De onde vai tirar os recursos?
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: Boa tarde, não são promessas, são compromissos, que serão assumidos a partir dos esforços para que nosso país tenha eficiência no gasto público, hoje temos um desperdício muito grande nos gastos públicos. O que vamos fazer para conseguir os recursos é fazer com que o orçamento seja acrescido com orçamento seja acrescido com o incremento da receita com o orçamento inteligente. Quando é dinheiro para banqueiro ninguém questiona de onde vem o dinheiro. O que nós vamos fazer é as escolhas corretas.
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Não disse de onde vai vir o dinheiro, tem que dizer de onve vai vir o verbo. Os promessas da senhora equivale ao montante que nós gastamos em Saúde e Educação. E nós triplicamos os valores repassados a essas áreas.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica: O dinheiro do pré-sal já está assegurado e nós vamos fazer bom uso do dinheiro. Vamos antecipar a meta com investimento na educação em tempo integral. O pré-sal deve ser explorado. A ideia cartesiana de governo só enxerga uma alternativa, nós vamos pensar em vários meios, com busca de novas fontes de renda e energia.
Entenda a fatia dos investimentos do governo e a previsão para gastos em educação
Bastidores: Marina fez a primeira pergunta para Dilma no debate da Band. Aliados dizem que se Marina não fizesse assim, teria perdido o debate já de saída. Dilma devolveu hoje.