O debate da Record com os candidatos ao governo de São Paulo contou com sete dos concorrentes: Alexandre Padilha (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Natalini (PV), Gilberto Maringoni (PSOL), Laércio Benko (PHS), Paulo Skaf (PMDB) e Walter Ciglioni (PRTB).
O programa foi dividido em quatro blocos.
1º bloco: Confronto direto, os candidatos fazem perguntas uns aos outros, mediante sorteio de quem abre a rodada
2º bloco: Jornalistas perguntam para os candidatos
3º bloco: Confronto direto, os candidatos fazem perguntas uns aos outros
4º bloco: Considerações finais
Veja abaixo como foi:
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Tréplica: O próprio Skaf diz que vai cobrar nas universidades. Como vai cobrar? O Skaf é o candidato da Taxa. A inflação foi 6%, e a taxa do SESI foi de 12%.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Natalini (PV): Qual sua prioridade para a saúde?
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Resposta:A saúde é uma grande preocupação do nosso povo. Não podemos dizer que o Estado presta um bom atendimento ao povo. O SUS é um grande sistema de saúde, ele protege a vida das pessoas. Eu tenho orgulho de ter participado da criação do SUS. Porém, o SUS é subfinanciado. A nossa luta será aumentar os recursos pelo SUS. E preciso que se diga que a tabela SUS está desatualizada. O Estado de SP precisa investir mais do que os 12% que a Constituição manda. Devemos aumentar esse gasto para 15%.
FOLHA COMENTA educação O governo de São Paulo é obrigado, por determinação da Constituição Estadual, a investir 30% de sua receita líquida em educação.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Réplica: Na questão do câncer, instituímos as carretas Mulheres de Peitos, a mamografia às mulheres com 50 anos e a vacina do HPV. Nossa meta é ampliar os recursos.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Tréplica: Além de aumentar os recursos do SUS, é preciso melhorar a gestão do sistema e combater os ralos de corrupção do sistema. Para dar um atendimento mais ágil, mais humanizado, para quem precisa do SUS.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Pergunta para Alexandre Padilha (PT): Cada oito mortos no mundo, um morre pela poluição do ar, segundo a ONU. O que você pretende fazer em relação a isso?
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Resposta: Boa noite a todos. Nos precisamos enfrentar o tema da poluição investindo em uma economia de baixo carbono e segundo, investir pesado em transporte coletivo. O metrô comigo vai andar rápido, diferente do governo atual. Queria aproveitar que o Alckmin tá aqui, e dizer que você vem promovendo ataques a mim no ministério da saúde. O Sr sim, fechou hospitais em Diadema, Osasco, prontos-socorros fechados. Pare de fazer ataques com atores contratados.
Bastidores: Cerca de 50 lugares na plateia do debate estavam desocupados, apesar de a organização do evento ter liberado todos os jornalistas a entrarem —o que não estava programado. Nos testes, antes do debate, uma câmera filmava o teatro, o que não foi executado na transmissão.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Réplica: Queria dizer que nem o governo federal, nem o Estado nem a prefeitura de São Paulo cumprem a lei de mudanças climáticas. Cumprir essa lei é fundamental.