Sete candidatos que disputam a eleição ao governo de São Paulo participaram hoje do debate promovido por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan: Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB), Alexandre Padilha (PT), Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Walter Ciglioni (PRTB) e Gilberto Maringoni (PSOL).
Em cumprimento à legislação eleitoral, foram convidados os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados. O evento terá mediação de Carlos Nascimento, jornalista do SBT. A duração do debate será de 1 hora e 45 minutos, divididos em quatro blocos.
Veja abaixo como foi o minuto a minuto do debate.
FOLHA COMENTA SEGURANÇA O índice de homicídios no fim dos anos 1990, durante o governo Mário Covas, chegou ao pico da curva, mas ele atingiu a marca de 35,7 por 100 mil habitantes e não a 45 por 100 mil, como afirmou o candidato Paulo Skaf (PMDB).
Thiago Uberreich (Jovem Pan) pergunta para Gilberto Natalini, com comentário de Gilberto Maringoni: Por que o seu partido, quando esteve no governo não tomou medidas efetivas para enfrentar a crise hídrica?
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo O PV teve no governo por 3 anos, durante a gestão do PV nesta área, saiu do papel as obras, a gestão do PV implementou em cidades do interior a água limpa, tirando o esgoto onde não tem a Sabesp. A proposta do PV é ter água limpa. O PV tinha somente uma secretaria. Quem toma as decisões é o governador. Durante a gestão do PV nós contribuímos muito. Muito. Se não chover não teremos água até o final do ano.
Folha de S.Paulo SEGURANÇA Sobre a taxa de homicídios de negros, mencionada por Alckmin, São Paulo não tem a segunda menor taxa do país, mas a terceira, de acordo com o Mapa da Violência 2012 --que reúne os dados mais recentes disponíveis sobre o assunto. As menores taxas de homicídio de negros estão em Santa Catarina (13,3 por 100 mil habitantes) e no Piauí (15 por 100 mil). SP vem em seguida, com 16,1 mortes de negros por 100 mil habitantes.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Comentário: Essa questão da crise é muito séria. O governador alega que a culpa é de São Pedro, mas São Pedro não pode responder em CPI. O controle da Sabesp está sendo feito por investidores, é o caso de reestatizar a empresa.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo O problema da crise hídrica é muito mais grave do que se imagina. Os governos se recusam a acreditar que a estiagem vem mais forte do que se imagina. O governo do PV vai trabalhar com as questões ambientais. É Preciso racionalizar o uso da água
Fernando Rodriques (UOL) pergunta para Gilberto Maringoni, com comentário de Laércio Benko: O senhor eleito vai mudar o brasão da Polícia Militar? Acha que é necessário que ela esteja entro da Universidade de São Paulo?
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Essas são as duas mais exarcebadas ações da polícia de São Paulo. Sobre a questão da USP, Unesp e Unicamp, elas vivem uma crise de falta de financiamento. A Universidade se projeta o futuro, se faz pesquisas, se estuda. Na área de medicina, economia, direito. Você tratar a universidade como um botequim, é privatizar a universidade. Não pode entrar polícia da forma como está hoje.
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Comentário: No nosso governo, vamos investir pesadamente em inteligência polícial, para que ela opere com inteligência e não com violência. Isso significa, por exemplo, melhorar os inquéritos. No nosso governo, não vai acontecer o que acontece no Jardim Ângela, em que trata os moradores de forma mais violenta.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo replica A questão da segurança não pode ser debitada só na conta da polícia. A polícia precisa tratar o cidadão com respeito. A polícia não pode ser violenta como é hoje. Precisa investimento em polícia científica. Não pode ser como a polícia é hoje. Precisamos de uma polícia cidadã, precisamos desmilitarizar a polícia