Sete candidatos que disputam a eleição ao governo de São Paulo participaram hoje do debate promovido por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan: Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB), Alexandre Padilha (PT), Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Walter Ciglioni (PRTB) e Gilberto Maringoni (PSOL).
Em cumprimento à legislação eleitoral, foram convidados os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados. O evento terá mediação de Carlos Nascimento, jornalista do SBT. A duração do debate será de 1 hora e 45 minutos, divididos em quatro blocos.
Veja abaixo como foi o minuto a minuto do debate.
FOLHA COMENTA Transporte Folha de S.Paulo - O governo de Geraldo Alckmin (PSDB) não vai entregar os 101 quilômetros de metrô e monotrilho até dezembro. A linha 4-Amarela já funciona, o governo vai entregar agora estações intermediárias. O monotrilho, que vai funcionar só em forma de testes no sábado, está atrasado há mais de seis meses
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo responde Nosso partido sempre trouxe a questão da mobilidade urbana. Continua a mesma proposta do partido: Interligar para facilitar a vida do cidadão. Não só na capital de São Paulo. Na nossa proposta, nós vamos interligar tudo. Não só interligar metrô com aerotrem, etc. Nós vamos restaurar as ferrovias, a FEPASA, integrar com o interior do Estado. Integrar com estradas. Temos que repensar todo o processo.
Padilha candidato do PT ao governo de são paulo Quero ser governador para que Sâo Paulo volte ao rímitmo dos paulisrtas. Vou levar o metrô até o centro de Guarulhos e até Taboão da Serra. E vou criar o Bilhete Único Metropolitano: 25% de desconto para quem anda entre as cidades da Grande São Paulo
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo treplica Eu sempre pergunto a mesma coisa, por isso nós temos na proposta a volta do Banco do Estado. Nós devemos ao governo federal mais de 280 bilhões. Se nós tivéssemos um banco próprio nós poderíamos renegociar essa dívida e investir mais em transporte. De onde vai vir o dinheiro? O orçamento do estado é apertado.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Maringoni: O que o senhor vai fazer para se imunizar contra a corrução?
Maringoni candidato do PSOL ao governo responde Muitas vezes os candidatos iludem a população dividindo entre homens bons e maus. O problema da corrupção começa com financiamento privado de campanha. Nós temos 3 candidatos aqui que terão orçamento de campanha em torno de 90 milhões de reais. A maioria por empreiteiras. As empreiteiras não doam, elas fazem investimentos. É aí que mora o começo da corrupção. Nossa proposta é acabar o financiamento privado, para que se possa acabar com a corrupção.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Várias vezes perdi a liberdade nessa luta pela democracia e me entristece muito ver pessoas que participaram dessa batalha fazendo lambança nos cargos públicos. Meu governo vai se preocupar muito com essa questão.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo treplica O financiamento de campanha do Alckmin foi declarado até agora 6 milhões de reais até agora. Duas doadoras estão enquadradas em escândalos, doando dinheiro e ainda trabalhando para o governo. Isso não pode continuar como está.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Pergunta para Alexandre Padilha: O senhor faz uma campanha no horário político vai a Nova York para fazer uma campanha sobre segurança. A sua campanha não se igualou à do atual governador?