Sete candidatos que disputam a eleição ao governo de São Paulo participaram hoje do debate promovido por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan: Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB), Alexandre Padilha (PT), Gilberto Natalini (PV), Laércio Benko (PHS), Walter Ciglioni (PRTB) e Gilberto Maringoni (PSOL).
Em cumprimento à legislação eleitoral, foram convidados os candidatos cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados. O evento terá mediação de Carlos Nascimento, jornalista do SBT. A duração do debate será de 1 hora e 45 minutos, divididos em quatro blocos.
Veja abaixo como foi o minuto a minuto do debate.
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo Réplica: Queria defender um pouco o nosso policial militar. Nós temos, para 350 habitantes, um policial.
Maringoni candidato do PSOL ao governo de são paulo Tréplica: Eu sou a favor da Constituição, que garante a manifestação, a reunião. Eu imagino se tivéssemos tido uma repressão em 1984 na época das Diretas Já, Eu sou contra a ação repressiva da polícia, não sou contra a polícia.
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Pergunta para Walter Ciglioni: Vamos qualificar a geração dos jóvens para a economia criativa, como o desenvolvimento de games. Quais são as suas propostas para essa área?
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo Resposta: Nosso partido tem propostas para educação. Ensino em tempo integral. A importância para cidadania é a educação. Uma escola onde a criança entra pela manhã, faz esporte. O cidadão preparado ele tem um melhor futuro. Na nossa proposta é basicamente em cima da educação.
Laércio Benko candidato do PHS ao governo de são paulo Réplica: Só quero focar um pouco mais na ecomonia criativa. Ela gera trabalho, renda, sem prejudicar o meio ambiente. Na Inglaterra o que se arrecada de direitos autoriais dos Beatles é muito maior do que a arrecadação de muitos Estados do Brasil.
Walter Ciglioni candidato do PRTB ao governo de são paulo Tréplica: Agradeço, queria estender um pouco mais. Mas a questão do investimento em cultura do cidadão está na base da educação. Na nossa plataforma, o básico está no investimento a educação.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Pergunta para Gilberto Natalini: Pergunto sobre habitação. Quais são as suas propostas na área?
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Resposta: O déficit habitacional de SP é imenso, é uma questão federal, estadual e municipal. Faltam casas para pessoas morarem. Precisam ser construídas casas para aquelas pessoas que não podem pagar o preço de mercado. Nossa proposta é construir moradias populares para quem precisa e não pode. Mas o nosso diferencial é a forma como serão construídas essas casas. Nossa proposta é a construção sustentável. Vamos fazer reuso de material, maior aproveitamento de luz, tudo de forma sustentável, Para isso é preciso que o governo se dedique e destine um recurso específico.
Geraldo Alckmin Candidato do PSDB à reeleição ao governo de são paulo Réplica: O Estado de São Paulo é o único Estado que investe 1% do ICMS em habitação. Nossa proposta é ampliar os programas da CHU. Vamos também criar moradias no centro expandido, para aproximar as pessoas do local de trabalho.
Gilberto Natalini candidato do PV ao governo de são paulo Tréplica: Eu fui um dos participantes da reunião com o governador da época, em 1987, para que 1% do ICMS de SP fosse para habitação, o governador era o Orestes Quércia. Nós precisamos ampliar a oferta de casas, com integração entre os poderes federais, estadual e municipal