Publicidade

Especialistas discutem propostas para acabar com o desmatamento no Brasil

A Folha promove nesta segunda (21) e terça-feira (22), com o patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance), o Fórum Desmatamento Zero, que discutirá propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

O seminário reúne 21 convidados para as palestras e debates. Participam das dicussões Maria Lúcia de Oliveira Falcón, presidente do Incra, Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do Inpe, entre outros nomes.

Os temas principais são o conceito de desmatamento ilegal zero defendido pelo governo federal, as metas brasileiras para a Conferência do Clima em Paris e o papel das cadeias produtivas –pecuária à frente– na eliminação do desflorestamento, além da exploração ilegal de madeira.

Os debates e palestras acontecem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 12h31  

    "O imposto sobre território rural (ITR) pode ser usado como instrumento para exigir a adoção de boas práticas agropecuárias", afirma Appy.

  • 12h30  

    Segundo Bernard Appy, é difícil dar incentivos fiscais para a agricultura florestal, já que esse setor não paga imposto. Por isso, diz, a única forma de apoiar o setor florestal é por meio de subvenções.

  • 12h28  

    Começa o último painel, com Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal, Rodrigo Lima, da Agroícone, e Henrique Lian, da WWF. O tema é "Que incentivos econômicos faltam para o Desmatamento Zero?"

  • 12h29  

    "Precisamos avançar nesses dois pontos: a degradação florestal crescente e a rastreabilidade da madeira", conclui Waack.

  • 12h17  

    No âmbito da madeira, ele diz, o ponto central é o que se pode fazer para rastreá-la e garantir sua legalidade.

  • 12h25  

    "Consumidores de madeira têm que assumir o compromisso de não adquirir madeira ilegal em suas cadeias de valor. 80% da madeira tropical tem algum grau de ilegalidade", prossegue.

  • 12h16  

    "Deve-se banir as madeiras ilegais do comércio brasileiro", afirma.

  • 12h15  

    Ele diz que o Código Florestal é um marco, que precisa ser adotado e respeitado. "O problema é que o marco não é utilizado pela sociedade."

  • 12h15  

    "A Coalizão Brasil Pelo Clima, Florestas e Agricultura tem mais de 100 membros para pavimentar o caminho pós Paris."

  • 12h13  

    Segundo ele, a conferência é o início de um ciclo de convivência para reequacionar o valor das florestas, e da integração das florestas com outras atividades produtivas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade