Publicidade

Especialistas discutem propostas para acabar com o desmatamento no Brasil

A Folha promove nesta segunda (21) e terça-feira (22), com o patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance), o Fórum Desmatamento Zero, que discutirá propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

O seminário reúne 21 convidados para as palestras e debates. Participam das dicussões Maria Lúcia de Oliveira Falcón, presidente do Incra, Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do Inpe, entre outros nomes.

Os temas principais são o conceito de desmatamento ilegal zero defendido pelo governo federal, as metas brasileiras para a Conferência do Clima em Paris e o papel das cadeias produtivas –pecuária à frente– na eliminação do desflorestamento, além da exploração ilegal de madeira.

Os debates e palestras acontecem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h33  

    Confira a programação completa dos dois dias do fórum.

  • 10h30  

    Eduardo Viola, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília), abre sua palestra, que trata das expectativas em relação à Conferência de Paris.

  • 10h24  

    "Não vamos resolver as coisas em curto prazo. Temos que pensar como um todo. É muito fácil fechar uma serraria, mas criar empregos para absorver essas pessoas é mais difícil. Temos que juntar a conservação com a produção", diz Francisco de Oliveira.

  • 10h23  

    "A gente não tem que se conformar [com os 5.000 km²]. Se nós chegarmos à meta colocada pela ministra, com esse residual seremos o país com a maior contribuição de redução do desmatamento no mundo. Tendo em vista as outras medidas que estão sendo colocadas, o Brasil vai ter a maior contribuição no cenário mundial", diz Thelma Krug.

  • 10h21  

    "Precisamos pensar em um número de desmatamento. Pensar no líquido é perigoso porque você melhora de um lado, piora do outro e acha que está tudo certo. A mesma coisa com o desmatamento ilegal. Temos que escolher um número para, daqui a 50 anos, buscar o desmatamento zero", afirma Rajão.

  • 10h17  

    Veja o especial produzido pela Folha com patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance) Tudo Sobre Desmatamento Zero

  • 10h17  

    Imagem

  • 10h15  

    Marcelo Leite questiona se devemos nos contentar com o nível atual de desmatamento no Brasil, que está em cerca de 5.000 km² por ano.

  • 10h13  

    "Precisamos entrar no mercado mundial de economia florestal. Para isso, é necessário um aumento na fiscalização, já que na Amazônia isso gera uma concorrência desleal."

  • 10h09  

    "O cerrado vem sendo um foco muito importante para nós. O foco não está só na Amazônia", afirma Oliveira.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade