Publicidade

Especialistas discutem propostas para acabar com o desmatamento no Brasil

A Folha promove nesta segunda (21) e terça-feira (22), com o patrocínio da Clua (Climate and Land Use Alliance), o Fórum Desmatamento Zero, que discutirá propostas e estratégias para eliminar o desmatamento no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa causada por ele.

O seminário reúne 21 convidados para as palestras e debates. Participam das dicussões Maria Lúcia de Oliveira Falcón, presidente do Incra, Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro e Thelma Krug, assessora de Cooperação Internacional do Inpe, entre outros nomes.

Os temas principais são o conceito de desmatamento ilegal zero defendido pelo governo federal, as metas brasileiras para a Conferência do Clima em Paris e o papel das cadeias produtivas –pecuária à frente– na eliminação do desflorestamento, além da exploração ilegal de madeira.

Os debates e palestras acontecem no Tucarena (rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes), das 9h às 13h.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h44  

    "Devemos garantir esse benefício coletivo dentro do nosso território.".

  • 09h44  

    "Para nós, é mais complicado, porque defendemos a coletividade. É muito difícil calcular se você está atendendo às necessidades da sua população e hoje a gente está tentando fazer isso no nosso território, mas é muito difícil."

  • 09h44  

    "Conheci um madeireiro que tem um manejo sério na Amazônia e tem dificuldade de vender a madeira dele. Mas a madeira ilegal se vende fácil. Precisamos refletir a nossa atitude na política, na economia e na sociedade mesmo."

  • 09h43  

    "Para garantir esse tipo de manutenção da floresta, é preciso valorizar o papel dos povos indígenas e dos povos tradicionais.".

  • 09h42  

    "A floresta tem um papel muito grande para o equilíbrio do clima, para produzir melhor, para que continuemos crescendo, avançando. Esse papel que nós temos na Amazônia, muita gente desconhece, até governantes."

  • 09h41  

    Poucas pessoas tem a noção de que a cultura indígena deve viver com a floresta. O meio ambiente tem o mesmo valor que a pecuária e a agricultura, prossegue Almir.

  • 09h39  

    Veja os temas e horários dos debates do segundo dia do Fórum Desmatamento Zero.

  • 09h35  

    "Até o governo, que não incentiva o desenvolvimento sustentável.".

  • 09h35  

    Suruí acrescenta que milhares de pessoas falam sobre desenvolvimento sustentável, mas pouquíssimas pessoas praticam, poucas fazem um desenvolvimento sustentável.

  • 09h34  

    "Mudança climática é, cada vez mais, um desafio para refletirmos juntos. Nós não devemos apenas responsabilizar uma pessoa, uma empresa para buscar solução para isso. Cada um de nós tem um papel importante dentro desse processo." .

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade