Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: Eduardo Cunha e Sérgio Gabrielli prestam depoimento

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli prestam depoimento nesta quinta (12) à CPI da Petrobras.

Cunha foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ter recebido propina referente a um contrato da petroleira. Ele nega e afirma que o governo atuou para que ele fosse alvo da investigação.

Já sobre Gabrielli pesa o fato de ele ter sido presidente da estatal durante parte do período em que a empresa é investigada pela CPI e o fato do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ter relatado uma operação considerada "suspeita" na compra de uma refinaria em 2007.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 15h32  

    Gabrielli disse que "na vida cotidiana" da empresa era quase impossível perceber o pagamento das propinas, porque as licitações funcionavam.
    "Onde é que eles dizem que fizeram as negociações ilícitas? Na relação direta com o fornecedor, que partilhou parte do seu ganho com eles, ganhos então legais, dentro dos procedimentos da Petrobras, e eles dividiram isso."

  • 15h27  

    "O que é público do depoimento do senhor Pedro Barusco e do senhor Paulo Roberto Costa é que eles dizem que as comissões de licitações funcionavam corretamente".
    Segundo o ex-presidente, o sigilo das licitações era respeitado.

  • 15h26  

    Ele afirma que a Petrobras firma dezenas de milhares de contratos por ano. Segundo ele, não há indícios de vazamento de informações sobre licitações, devido a uma série de regras impostas aos contratos.

  • 15h14  

    Gabrielli afirma que a discussão do conteúdo nacional na produção do petróleo não é exclusiva do Brasil. Segundo ele, o mesmo ocorre em países da Europa e nos EUA, onde, diz o ex-presidente da Petrobras, algumas fases da produção só podem ser feitas por empresas americanas.

  • 15h05  

    Imagem

    O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli durante depoimento à CPI da estatal (Sérgio Lima/Folhapress)

  • 15h04  

    "Só que o custo de produção em campos marginais [fora das áreas mais favorecidas] está em torno de US$ 70", afirmou.

  • 15h03  

    Segundo ele, há situações que favoreceram a extração de gás de xisto nos EUA: uma rede de produção já formada e a descoberta de campos embaixo de gasodutos já existentes, o que barateou o processo.

  • 15h02  

    O ex-presidente da estatal responde a pergunta do relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), sobre a extração de petróleo nos EUA, por meio de técnica que retira o óleo do xisto.

  • 14h48  

    Gabrielli não nega que as indicações para a diretoria da Petrobras são políticas e afirma: "Critérios que governo adota para escolher diretores são critérios do governo".

  • 14h46  

    "Quando cheguei para presidir a Petrobras os diretores já estavam escolhidos", diz Gabrielli.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade