Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: Eduardo Cunha e Sérgio Gabrielli prestam depoimento

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli prestam depoimento nesta quinta (12) à CPI da Petrobras.

Cunha foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ter recebido propina referente a um contrato da petroleira. Ele nega e afirma que o governo atuou para que ele fosse alvo da investigação.

Já sobre Gabrielli pesa o fato de ele ter sido presidente da estatal durante parte do período em que a empresa é investigada pela CPI e o fato do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ter relatado uma operação considerada "suspeita" na compra de uma refinaria em 2007.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 18h02  

    Carlos Marun (PMDB-RS) pergunta também qual era o gasto médio anual com publicidade e propaganda na Petrobras.

  • 18h01  

    Carlos Marun (PMDB-RS) começou seu pergunta colocando suspeitas sobre Gaabrielli: "Eu suspeito do senhor e, como membro dessa CPI, tenho o dever de suspeitar do senhor.

    Em seguida, Gabrielli, respondendo ao questionamento de Marun, confirmou manter uma conta no exterior: "Tenho conta em Portugal, onde deve ter 61 mil euros. É no Banco do Brasil de Portugal, registrada no Imposto de Renda".

  • 17h59  

    Gabrielli defendeu seu chefe de gabinete Armando Tripodi da acusação de Paulo Roberto Costa, de ter concordado com a operação para pagar propina ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra para inviabilizar uma CPI da Petrobras. Diz que Tripodi nega e que, se houve a conversa, ele nunca foi informado. Afirma ainda que a compra da Suzano Petroquímca, apontada por Paulo Roberto Costa como de um preço alto por responsabilidade de Gabrielli, foi investigada pelo Tribunal de Contas da União e não foram encontrados problemas.

  • 17h56  

    "Eu afirmo de novo que eu não acredito na tese que está sendo construída de que há uma corrupção sistêmica na Petrobras. Eu não posso afirmar que não há corrupção. Você tem uma empresa de 80 mil funcionários que chegou a investir 40 bilhões de dólares por ano, dizer que não tem corrupção seria uma ilusão", declarou Gabrielli.

  • 17h48  

    Segundo Gabrielli, a conclusão da auditoria dos técnicos do TCU é de que Pasadena não tinha problemas. Para ele, o ministro José Jorge, do TCU, tinha motivações políticas ao continuar perseguindo o tema.

  • 17h45  

    Imagem

    José Sérgio Gabrielli durante depoimento à CPI da Petrobras (Pedro Ladeira/Folhapress)

  • 17h39  

    "Eu digo, peremptoriamente, que não há corrupção sistêmica na Petrobras. Há casos individualizados", afirmou Gabrielli. Para ele o problema é pontual e específico.

  • 17h36  

    "Não há uma corrupção sistêmica [na Petrobras]? Se não há o que estamos fazendo aqui?" pergunta o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

  • 17h28  

    "O deputado pode pensar o que quiser, mesmo que sejam inverdades e acusações falsas. Repilo as acusações", rebateu Gabrielli, sobre as acusações de Onyx Lorenzoni.

  • 17h27  

    Gabrielli diz que tem uma vida pública clara, transparente, está sendo investigado e repele veementemente as acusações do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

Pixel tag
Publicidade
Publicidade