Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: Eduardo Cunha e Sérgio Gabrielli prestam depoimento

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli prestam depoimento nesta quinta (12) à CPI da Petrobras.

Cunha foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ter recebido propina referente a um contrato da petroleira. Ele nega e afirma que o governo atuou para que ele fosse alvo da investigação.

Já sobre Gabrielli pesa o fato de ele ter sido presidente da estatal durante parte do período em que a empresa é investigada pela CPI e o fato do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ter relatado uma operação considerada "suspeita" na compra de uma refinaria em 2007.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 14h44  

    Respondendo ao relator, Gabrielli agora elenca as funções que exerceu na Petrobras, desde o ingresso até a chegada à presidência da estatal.

  • 14h40  

    O relator Luiz Sérgio (PT-RJ) incia a bateria de perguntas ao ex-presidente da Petrobras. Ele pergunta qual foi o primeiro cargo de Gabrielli na empresa.

  • 14h38  

    Gabrielli diz que a crise na Petrobrás pode levar à substituição de fornecedores atuais da empresa por fornecedores externos, ajudando a desmantelar a cadeia produtiva.

  • 14h38  

    "Setor de petróleo e gás representa de 10% a 15%, imagino, da formação de capital bruto no Brasil. Esse setor está se paralisando e isso pode significar impacto em 1 milhão de postos de trabalho no Brasil", afirma Gabrielli.

  • 14h35  

    Gabrielli aborda as confissões de culpa do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e do ex-gerente de Engenharia e Serviços Pedro Barusco.
    Ele argumenta que o pagamento de propina se deu a partir dos lucros das empresas que firmavam contratos com a estatal.
    "Não é possível identificar esses comportamentos nos procedimentos internos da Petrobras, tanto é que Barusco confessa que faz isso há 18 anos. Isso é um caso de polícia", justificou Gabrielli.

  • 14h29  

    Em sua explanação inicial, José Sérgio Gabrielli faz uma ampla defesa de sua gestão na Petrobras.
    "Do ponto de vista da governança interna, de 2003 a 2009, a força de trabalho cresceu 60%. E a força de trabalho alocada nas auditorias na Petrobras, nesse período, cresceu 130%", argumenta Gabrielli.

  • 14h26  

    Gabrielli enumera as conquistas da Petrobras ao longo de sua gestão a frente da estatal, como a descoberta do Pré-Sal.

  • 14h27  

    O ex-presidente José Sérgio Gabrielli começa a falar e diz que mudou a orientação da Petrobras para expandir suas atividades. "Passamos a adotar uma política de expandir as áreas exploratórias da Petrobras, participando de forma ativa e de forma bastante intensiva na busca de novas áreas exploratórias no Brasil"

  • 14h25  

    Começa o depoimento de Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. Contra ele pesa o depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

  • 14h12  

    "Eu não vim atrás de elogios nem atrás de apupos. Vim atrás da verdade e esclarecer os fatos", afirmou Cunha.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade