Publicidade

Poder

CPI da Petrobras: Eduardo Cunha e Sérgio Gabrielli prestam depoimento

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli prestam depoimento nesta quinta (12) à CPI da Petrobras.

Cunha foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de ter recebido propina referente a um contrato da petroleira. Ele nega e afirma que o governo atuou para que ele fosse alvo da investigação.

Já sobre Gabrielli pesa o fato de ele ter sido presidente da estatal durante parte do período em que a empresa é investigada pela CPI e o fato do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa ter relatado uma operação considerada "suspeita" na compra de uma refinaria em 2007.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h09  

    Eduardo Cunha condenou o vazamento do conteúdo das delações premiadas à imprensa e lembrou que o STF negou à CPI mista da Petrobras, encerrada no ano passado, o acesso a esses depoimentos.
    "Talvez [se o STF tivesse compartilhado as delações com o Congresso] aquela CPI não teria terminado da maneira pífia que terminou", diz Cunha.

  • 13h11  

    Cunha disse que o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, não representa o PMDB, informação apontada pelos delatores da Lava Jato. "O sr. Fernando Soares não representa o PMDB nem a mim".

  • 13h05  

    "Não tenho conta em qualquer lugar, a não ser aquela que está declarada no meu imposto de renda. Com relação à troca de turma do ministro Dias Toffoli, não seria ético falar sobre isso", responde Eduardo Cunha aos questionamentos.

  • 13h07  

    O deputado petista Afonso Florence (BA) diz esperar que os parlamentares da lista da Lava Jato não sejam condenados injustamente como os do mensalão. Ele defendeu mandatos para as cortes superiores do Judiciário e diz que o PT vai apresentar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para fazer essa mudança.

  • 13h03  

    O ministro do STF Dias Toffoli foi advogado eleitoral do PT, assessor da Casa Civil no governo Lula e advogado-geral da União. Ontem (11) a presidente Dilma se reuniu com ele. No mesmo dia, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, reuniu-se com o ministro Gilmar Mendes.

  • 12h58  

    Deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) diz que são suspeitos os encontros de Janot e Cardozo, e também poe em dúvida a transferência do ministro Dias Toffoli para a 2ª Turma do STF, que vai julgar os processos da Lava Jato. Ele também pergunta se Cunha tem alguma conta secreta em algum paraíso fiscal.

  • 12h53  

    "O fim do financiamento empresarial em campanha é decisivo para acabarmos com a corrupção", diz Deputado Jorge Solla (PT-BA). Ele critica o ministro Gilmar Mendes do STF, que pediu vistas ao processo em abril de 2014. O processo até hoje não foi retomado.

  • 12h42  

    Eduardo Cunha diz que suas críticas não foram dirigidas ao Ministério Público, mas sim ao procurador Rodrigo Janot. O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) pergunta se a postura do MP não macula o inquérito.

  • 12h46  

    Em resposta a Eliziane Gama: "Em relação ao Planalto jogando contra, eu não fala sobre essa questão. Já falei claramente."

  • 12h48  

    O deputado Paulinho da Força (SD-SP) apresentou um requerimento à CPI pedindo a quebras dos sigilos telefônicos do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
    Conforme revelou a Folha, Cardozo e Janot se encontraram em Buenos Aires, em novembro, num compromisso oficial, mas que não constou nas agendas de nenhum dos dois.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade