Os protestos contra o governo Dilma Rousseff tomaram as ruas de cidades de todos os Estados e do DF neste domingo neste domingo (16).
Em São Paulo, segundo o Datafolha, o ato reuniu reuniu 135 mil manifestantes na av. Paulista. A Polícia Militar do Estado calculou que o protesto reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, 465 mil foram às manifestações.
O líder do PT no Senado, senador Delcídio Amaral (MS), avaliou que os protestos foram menores, mas expressivos.
Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Maceió, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília, entre outras cidades.
Atos iniciados em capitais com o clima mais quente, como Brasília e Rio, aconteceram pela manhã. Em Manaus e outras cidades da região Norte, ocorreram ao fim da tarde.
Os principais grupos por trás dos protestos foram o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil.
PALMAS (TO) - A PM estima que 200 manifestantes participam do ato em Palmas. Carros de som começam a ser ligados. Líderes pedem para manifestantes convocarem amigos pelo aplicativo WhatsApp. O agropecuarista Alexandre Zambillo diz que veio pedir um país mais sério.
SÃO PAULO (SP) - Multidão vai se dispersando na avenida Paulista. Calçadas continuam cheias, mas muitas pessoas já voltam para suas casas. Ato do movimento Vem Pra Rua se encaminha para o fim e, depois de nova execução do Hino Nacional, lideranças pedem para que as pessoas recolham o lixo do chão. Ao som da banda Black Eyed Peas, algumas pessoas ensaiam coreografia. Equipes de limpeza de empresa terceirizada pela prefeitura começam a varrer as calçadas da Paulista. A concentração dos Revoltados Online, porém, continua. "Os grupos aqui reunidos já estão pensando no pós-Dilma. É um projeto para 20 ou 30 anos", diz um integrante do grupo.
PORTO VELHO (RO) - Segundo a Polícia Militar, não há registros de manifestações na capital de Rondônia. No último protesto, em abril, 900 pessoas foram às ruas.
A CARA DO PROTESTO
Nome: Ana Carolina Sanches Bueno
Idade: 32
Profissão: Professora
Em quem votou? Aécio Neves
Frase: "Tem que sair do poder todo mundo que rouba no Brasil. Meu protesto é contra a corrupção."
Veja mais pessoas presentes na manifestação
Foto: Fernanda Mena/Folhapress
FORTALEZA (CE) - Manifestantes iniciam caminhada em direção ao aterro da praia de Iracema, acompanhados por carros de som. Os organizadores estimam 5.000 pessoas. A Secretaria de Estado de Segurança Pública ainda não divulgou estimativa.
O grupo Consciência Patriótica, formado em sua maioria por universitários, faz danças coreografadas com mensagem anti-PT.
NATAL (RN) - A PM calcula em 10 mil o número de manifestantes. Eles caminham em meio a gritos de "fora PT" e batem palmas para o juiz Sergio Moro, que julga os processos relativos à Operação Lava Jato.
A CARA DO PROTESTO
Nome: Fátima Ventura
Idade: 40
Profissão: Hostess
Em quem votou? Aécio Neves
Frase: "Não posso me iludir que o país ficaria melhor com o Temer, mas do jeito que está, não dá."
Veja mais pessoas presentes na manifestação
Foto: Fernanda Mena/Folhapress
SÃO LUIS (MA) - A PM dobrou a estimativa do número de pessoas no protesto da cidade. Segundo a polícia, 3.000 pessoas participam da manifestação contra Dilma e se dirigem agora à praça do Pescador.
RIO BRANCO (AC) - PM estima que há 300 manifestantes. Eles lavaram as escadarias do palácio Rio Branco, sede do governo do Acre.
VITÓRIA (ES) - Acaba a manifestação na capital do Espírito Santo, que começou às 14h. Segundo a PM, 35 mil pessoas participaram do ato. A organização fala em até 60 mil.