A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Bonner interrompeu a pergunta para que os candidatos seguissem o tema sorteado, Previdência.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Pergunta para Aécio Neves (PSDB): O que o senhor pensa sobre a previdência no Brasil?
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Réplica: O PSC defende o fim do fator previdenciário. Hoje a deficiência da previdência é lamentável.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Tréplica:Uma das marcas da próxima candidatura, é incluir um plus para o preço dos medicamentos, mas eu quero reiterar o compromisso que fiz com as centrais é de rever o Fator Previdenciário, para que esse peso não caia sobre as costas do brasileiro.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Pergunta para Eduardo Jorge (PV): O custo Brasil se dá em meio a logística de péssima qualidade. Temos um sistema tributário complexo, confuso e oneroso. O que o senhor acha que se deve fazer para diminuir o custo Brasil e para que nossas empresas sejam mais competitivas?
FOLHA COMENTA Economia Dar independência ao Banco Central não significa entregá-lo aos banqueiros, como afirmou a presidente de Dilma em resposta à candidata Marina Silva. Em países e regiões que adotam esse modelo, como é o caso da Zona do Euro, o Banco Central segue metas determinadas pelo Poder Executivo. A independência trata da adoção dos instrumentos para se alcançar as metas estabelecidas, como o controle da inflação, por exemplo.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Resposta: Isso da logística é muito importante. Mas para o PV um ponto muito claro é a questão da reforma tributária ampla. Vocês do G3 estão propondo um cheque em branco, ninguém sabe o que vocês propões. Quando você presidiu a câmara tinha aquele projeto de imposto único do professor Marcos Cintra. Mas o imposto único é do ponto de vista do PV, era uma das maiores medidas racionalizadoras.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: Temos uma proposta realista que é: na primeira semana da abertura do Congresso, apresentaremos uma proposta de simplificação do sistema tributário. É o primeiro passo para permitir que os gastos correntes do governo possam se encaixar no crescimento da economia.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Tréplica:Ele insiste, vai apresentar depois! Se for pro segundo turno, e se ganhar?! Nós já propusemos. Eu convido você a analisar a proposta do Marcos Cintra, se for eleito ou se não for, pois o senhor continuará senador se não for eleito
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Pergunta para Luciana Genro (PSOL): Você esteve em Cuba, na Venezuela e treinou muito lá, guerrilha. Quero saber o que o você vai fazer com tantos jovens drogados que não saem dessa situação?