A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Tréplica: eu sigo a constituição, o governo federal investiu 76 bilhões, em 2013 desembolsamos 10 bilhões, nós damos apoio técnico, nós financiamos com juros subsidiados as ligações de água e esgoto. Agora quem decidiu que isso fosse atribuição municipal foi a constituinte.
Bastidores: Esse livro que Dilma leva sempre ao palco é um caderno com perguntas e respostas de todos os temas. Ela sempre pede que assessores ajudem a passar e repassar nos treinamentos para debates. É apelidado de "a bíblia"
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Pergunta para Aécio Neves (PSDB): O Brasil assumiu de forma voluntária o compromisso de reduzir as emissões do efeito estufa. Nós reduzimos sistematicamente o desmatamento. Qual sua política nessa área de mudanças climáticas?
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Resposta: O seu governo nos levou a uma política na contramão da sustentabilidade ao permitir o subsídio aos combustíveis fósseis. O seu governo demorou para conduzir a regulamentação os cadastros rurais, para definirmos as áreas. Essa pauta ficou paralisada por causa da sua bancada no congresso. Sobre a energia eólica, a senhora não conseguiu ligar linhas de transmissão. Se o etanol não fosse tão atacado pelo seu governo , ela estaria gerando uma Belo Monte.
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Réplica: Eu sei que o senhor não tem muita familiaridade com o cadastro ambiental rural, porque ele está em andamento. A maior parte da matriz elétrica do Brasil é sustentável e está correta.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Tréplica:O seu governo atrasou em 2 anos a implementação o cadastro ambiental rural, e vocês vem sujando a nossa matriz com a utilização de termelétricas, porque o seu governo não teve a capacidade da previsibilidade, o seu governo é o governo do improviso. É para isso que eu me preparei e nós discutiremos no segundo turno.
Bastidores: A avaliação das equipes, nos bastidores, é que Marina começou bem. Segura e direta. Mas foi ficando de lado no embate. Dilma e Aécio se procuraram preferencialmente, e Marina perdeu fôlego.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Pergunta para Aécio Neves (PSDB): Temos 600, 700 mil presidiários em situação calamitosa. Quais soluções para que a situação não permaneça como está?
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Resposta: Lamentável, chega a ser criminoso. A baixíssima execução do fundo, tem proibido os Estados de fazer investimentos e planejamento. As masmorras que deveriam receber investimentos, no governo dilma não estão recebendo o devido investimento. Vamos trazer as PPPs para trazer para o sistema prisional. Eu vou fazer um sistema de defesa de fornteiras definitivas, não essa de brincadeira do governo.
Bastidores: Equipe de Marina reconhece que a ex-senadora perdeu fôlego no embate com a estratégia de Dilma em polarizar com Aécio e vice-versa. Dilma quer levar Aécio para o segundo turno, disse um aliado.