A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: eu fui fundadora da CUT e sei o que foi a luta para conquistar os direitos. Vamos manter os direitos sim, O que nós vamos fazer é viabilizar leis para que trabalhadores que estão na informalidade possam entrar para dentro da lei. Muitas vezes o trabalhador precisa começar a trabalhar mais cedo para se aposentar mais cedo. Eu também defendo que se faça uma revisão do fator previdenciário. Além do que os trabalhadores já conquistaram, não podemos conviver com o Fator Previdenciário, criado pelo governo do seu partido e mantido pelo PT.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: Não bote palavras na minha boca. Quem muda de posição toda hora não sou eu. Propomos proposta de aumento real do salário mínimo.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica: Temos um plano de governo que eu apresentei, para dizer para sociedade. E que a sociedade conquiste direitos, e recuperar a nossa economia. Infelizmente você não apresentou um governo, só mostrou na última semana quando não havia mais tempo para debate. Nós vamos enfrentar o baixo crescimento.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Pergunta para Marina Silva (PSB): Nós sabemos que a carga tributária brasileira é uma das maiores do planeta. Quais suas propostas para área?
Bastidores: Nos grupos das pesquisas do PSB, as palavras que definem Aécio são: Seguro, prático, muito bom, interessante e sempre seguro. Isso está preocupando a equipe de Marina. Para ela, "confusa" é uma das mais citadas. Hoje era dia de Marina se destacar sobre Aécio, mas não está conseguindo, avaliam os marineiros.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: Vamos fazer a reforma tributária encaminhando uma proposta para o Congresso. Onde fica estabelecido onde quem ganha menos paga mais. O modelo atual, as pessoas tem que tirar boa parte de seus recursos para pagar os impostos. Simplificação, justiça tributária e transparência. Hoje o cidadão não sabe que paga mais imposto no supermercado do que quem tem um avião ou compra um iate. Nós queremos tirar a concentração dos recursos da união, para que se evite essa política de pires na mão. Onde prefeitos ficam em Brasília pedindo recursos.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Réplica: Nós propomos a redução do Estado mínimo necessário. Microempresa, vamos aumentar o limite. Assim como nas pequena empresas. Todo o trabalhador brasileiro que ganhe até 5 mil reais por mês estará isento do imposto de renda.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica:Nós temos um plano de governo, que infelizmente a Dilma e o Aécio não apresentaram um plano de governo. Nós não vamos elevar impostos. Isso é um compromisso assumido no nosso plano, que eu repito, apresentamos em respeito ao povo, é lamentável que as duas candidaturas não apresentaram plano de governo.
Luciana Genro candidata do PSOL à Presidência Pergunta para Dilma (PT): Política sociais são necessárias e a ampliação delas é uma urgência. Defendemos uma reforma tributária, que aumente a taxação dos lucros e dos grande milionários. O que a senhora pensa a respeito disso?
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Resposta: Eu no caso da política social, acredito que o meu governo já demonstrou que a política social é o centro do meu governo, e além do bolsa família, temos um elenco de programas sociais. Como o Pronatec, que nós criamos para garantir que as pessoas tenham qualificação, criamos o Minha Casa Minha Vida, para que o maior déficit habitacional tenha acesso a sua casa, além disso fizemos uma série de projetos como por exemplo na agricultura familiar, na área rural nós garantimos a compra de um milhão de cisternas. Se tem alguém que pode se orgulhar disso é o meu governo.