A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Resposta:Eu acredito que cumpri todos os meus compromissos. O Brasil hoje pratica a menor taxa de juros de toda a sua história. E não houve governo que mais combateu a corrupção que o meu. Não varri para debaixo do tapete e não engavetei. Eu reconheci a autonomia e não nomeei um engavetador. Se hoje esses malfeitos, esses crimes e corrupção estão sendo descobertas, é porque nós combatemos a corrupção. Vocês dizem que vão continuar os programas sociais do governo, se vocês dizem que são bons, foi porque nós fizemos. Por que o povo iria acreditar que nós que criamos os programas não sabemos faze-los, e vocês irão?
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Réplica: Você não cumpriu seus compromissos de campanha. A corrupção foi varrida para debaixo do tapete. Você tem o projeto contra corrupção, mas não regulamentou. Houve uma "demissão premiada" no caso da Petrobras?
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Tréplica: Vamos colocar os pingos nos is. O diretor nomeado por você no Ibama foi afastado no meu governo por crime de desvio de recursos. E eu não saí por aí dizendo que você sabia disso. Esse diretor nós investigamos, nós prendemos, no passado ninguém era preso e investigado.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Pergunta para Marina Silva (PSB): Tenho que voltar a um assunto que é manchete no país: o escândalo da corrupção da Petrobras. Nunca um diretor da Petrobras precisou usar uma tornozeleira eletrônica para não fugir porque roubou o meu, o seu, o nosso dinheiro.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: De fato é lamentável o que acontece, infelizmente o que a presidente diz que não sabia que uma pessoa estava praticando atos dessa magnitude em seu governo. Sai do governo porque ele mesmo pediu e ainda recebe elogios. E ainda foi dito que deu autonomia ao Ministério Público, e quem deu foi a Constituinte. A Policia Federal é órgão de Estado, não de governo, A PF faz investigação a duras penas. Se não fosse a PF, não teria sido descoberto esse esquema.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Réplica: Por eu ter falado desse assunto no programa eleitoral, perdi três minutos. É uma atitude autoritária e antidemocrática. Se um diretor da Petrobrás levou milhões de reais do nossos dinheiro, imagine o chefe dele.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica:Uma situação muito grave o que acontece com a corrupção, não se fazem medidas para que se corte pela raiz. Nós tivemos corrupção na Casa Civil, e a resposta é de que não sabia. A resposta é sempre a mesma. Persoas virtuosas criam instituições virtuosas.
FOLHA COMENTA Economia Dilma disse que a atual taxa de juros é a menor da história. A taxa de 11% é maior que a de 10,75% herdada por Dilma; a taxa real só é menor porque a inflação hoje é maior. Já houve taxas reais negativas nos anos 80.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Pergunta para Dilma (PT): A senhora acabou de nos presentear com uma pérola: a infração está sob controle. Você também deve achar que o crescimento do país é adequado. A senhora fracassou na condução da política financeira?
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Resposta: Foi bem sucedida quando se compara com os governos do qual o Sr era líder, que quebraram o país 3 vezes. O indicado pelo senhor é aquele que praticou a inflação acima da meta, em 2012 foi de 12,5%. O senhor nega a realidade do que foi o seu governo, a taxa de desemprego era de 18%, e a taxa de juros na gestão Armínio Fraga era de 45%, os senhores colocaram o Brasil de joelhos diante do FMI. O que acontece que vocês se acham capazes de comparar os programas?