A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Tréplica: Candidato eu acho que o Sr deveria olhar as propostas que o Sr faz. Por exemplo, fornecer remédio gratuito, isso já existe, isso se chama
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: Nem a competência do seu marqueteiro é capaz de mudar a história.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Pergunta para Marina Silva (PSB): Pergunto como vai tratar o problema das penitenciárias brasileiras?
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: Hoje de fato nós temos um grave problema na segurança, que faz com que boa parte da população se sinta insegura, desprotegida quando tem que trabalhar estudar ou se divertir. Hoje nós temos que enfrentar um problema que leva a morte cerca de 56 mil pessoas por ano, a maioria pobre e negra. A falta de planejamento faz com que tenhamos presídios lotados, desumanos. Nós temos que ter um trabalho, que leve, em primeiro lugar, a prevenção, por isso é importante implementar política como é o caso do Pacto pela Vida, com instituições capazes de lidar com a violência na comunidade. A maioria da população carcerária não tem acesso a defesa.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Réplica: Estou falando do problema penitenciário. Há um projeto d elei parado. 40% são presos provisórios. O Aberto e o semi aberto não recebem estímulos.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica:É fundamental que se tenha agilidade nos processos. A população carcerária não tem acesso a defesa sem saber como anda seu processo. As penas alternativas, quando adequadas, ajudam a resolver essa questão. Também existe, como disseram sobre engavetamento, Ministros que engavetam a regulação de terras indígenas.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Pergunta para Dilma (PT): O saneamento tem importância para a saúde. A lei do saneamento já foi adiada três vezes. A lei do saneamento ligado ao lixo também não foi cumprida.
Eduardo Jorge fala sobre saneamento básico no Brasil. Confira os investimentos feitos por região do país
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Resposta:Eu acredito que é muito importante para a saúde pública e qualidade de vida. Nós estamos investindo 76 bilhões em saneamento, colocando o dinheiro a disposição de estados municípios, pois é atribuição constitucional deles. E nós conseguimos mais do que dobrar a oferta de saneamento e esgoto e ligamos mais de 15 milhões de municípios a rede de água. E tenho orgulho do que estamos fazendo no Nordeste, além da integração do São Francisco, Temos feitos milhares de obras, como o cinturão das águas, obras no ceará, Pernambuco, Piauí e paraíba. Nós fizemos muito pelo saneamento.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Réplica: A lei do lixo acabou e o Ministério do Meio Ambiente não articulou nada. O Brasil está entre as últimas colocações em relação ao tratamento de esgoto.