A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Tréplica:Em relação ao pre-sal eu divirjo. Esse dinheiro vai entrar por uma porta e sair pela janela. Pois mais petróleo, mais diesel, e vai poluir. Então vai entrar pela porta da saúde e vai sair pela poluição e saúde das pessoas. Para o PV o prestígio do professor é importante.
FOLHA COMENTA Educação A candidata disse que seu governo se comprometeu com a destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação e conseguiu aprovar uma lei sobre o assunto. Mas isso aconteceu após muito embate, pois o governo federal queria um percentual menor. E o impacto disso será sentido apenas daqui a alguns anos.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Pergunta para Pastor Everaldo (PSC): Boa parte da população vive em situação de pobreza. Programas sociais são importantes. Qual sua visão sobre eles, levando em conta que a Dilma diz que os candidatos querem acabar com esses programas?
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Resposta:Eu tenho falado que fui o precursor do Bolsa Família a implantar no Rio de Janeiro o Cheque-cidadão, naquela altura as crianças tinham que estar com a carteira de vacinação em dia e a carteira escolar em dia. E pude constatar que 70% das famílias, elas puderam, pela primeira vez comprar iogurte e biscoito para as crianças. O Bolsa Família não é de nenhum partido. Ele já existia antes. Tem que dar os parabéns pelo programa. Eu sei da necessidade de um programa social como o Bolsa-Família. E ganhando, nos vamos melhorar o programa.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Réplica: A minha propostas em relação aos programas sociais é que eles devem se estendidos para alcançar a maior parte da população que não foi alcançadas. Propomos dar o 13o salário para aquelas pessoas que vivem do Bolsa Família.
Pastor Everaldo candidato do PSC à Presidência Tréplica:Continuando, a necessidade de aprimorar. Eu disse o seguinte, aos 14 anos de idade fiz concurso e tive a carteira de trabalho assinada. A melhor coisa é quando o beneficiário pode sair do benefício.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Pergunta para Levy Fidelix (PRTB): Proponho que você peça perdão pela sua fala no debate passado.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Resposta: Candidato, você não tem moral nenhuma. Você acima de tudo, propõe que o jovem consuma maconha. Faz apologia ao crime, está lá no código penal. Eu apenas, seguindo o que segue a Constituição, fizessem as pessoas pensassem. A família tradicional, homem e mulher. Você não vai colocar o povo brasileiro, para ir contra o que diz a Constituição, que é o homem e a mulher. Não fiz apologia, apenas defendo a família cristã. E eu me baseei na liberdade de expressão.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Réplica: Vamos nos encontrar na Justiça, eu como tetsemunha. Se você quer me processar por minhas teses, faça. Quero aproveitar para reiterar que o senhor envergonhou o Brasil com sua atitude de segunda-feira à noite.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Tréplica:Envergonha você que está prestando apologia a crimes, a jovens que estão indo a clínicas de aborto, e apologia às drogas. Estão em um milhão de drogados, brasil afora, pedindo que os tirem das clínicas, e jovens que estão morrendo.