A Globo promoveu o debate entre sete candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Jorge (PV), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
Com mediação de William Bonner, o programa teve 2 horas de duração, com cinco blocos.
1º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
2º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
3º bloco: temas livres escolhidos pelo candidato que faz a pergunta
4º bloco: temas determinados por sorteio feito pelo mediador no momento do debate
5º bloco: cada um tem dois minutos para considerações finais
Confira aqui mais fotos do debate dos candidatos à Presidência
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Tréplica:O que eu expresso é a indignação que eu encontrei em todo o Brasil. Pessoas que não aguentam mais ver um projeto em função do partido. O PT perdeu a capacidade de governar. A Marina vem sendo vítima de ataques. Apenas o que o Paulo Roberto roubou, pagaria mais de 700 mil bolsas-famílias.
Bastidores: Tucanos torciam para Everaldo perguntar a Aécio, para que o tucano, que falará em seguida, pudesse questionar Marina. Dobradinha Aécio Everaldo funciona desde a Record. No último debate, os tucanos chamaram de Everecio
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Pergunta para Marina Silva (PSB): Você tem reagido aos ataques que a Dilma tem feito. O modus operante do PT sempre foi o ataque e a senhora era desse partido. A senhora entrou com ação para tirar minha propaganda do ar, que falava do seu histórico. Onde está a nova política nessa sua atitude?
FOLHA COMENTA Petrobras Reportagem do jornal O Globo desta quinta-feira revelou que, diferentemente do que diz a candidata Dilma Rousseff, Paulo Roberto Costa renunciou ao cargo de diretor, e não foi demitido, conforme ata da reunião do Conselho de Administração em que foi oficializada sua saída.
ESCLARECIMENTO: Nos últimos meses, os negócios da Petrobras tornaram-se alvos de investigações, para apurar suspeitas de corrupção, por parte do TCU (Tribunal de Contas da União), da CGU (Controladoria Geral da União), da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
A mais rumorosa foi resultado dos desdobramentos da operação Lava Jato, que começou apurando esquema de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, supostamente comandado pelo doceiro Alberto Yousseff. As investigações levaram ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, apontado como braço do esquema na Petrobras. Costa Foi preso em março, por suspeita de destruir provas. Foi liberado nesta quarta-feira (30) para cumprir prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento, como parte do acordo de delação premiada em que se comprometeu a detalhar o funcionamento de esquema de corrupção na empresa.
Outra investigação refere-se à compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em duas etapas, entre 2006 e 2012, que, de acordo com o TCU, resultou em perdas de US$ 792 milhões à empresa. Onze executivos foram apontados como culpados. A presidente Graça Foster ficou fora da decisão inicial, mas o TCU já disse que ia revê-la.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Resposta: A nova política estava na postura de que mesmo estando em um partido, nunca se rendeu aquilo que é ilícito e ilegal, como é o caso de Mensalão. Você também esteve no partido que começou o Mensalão, que foi a compra da reeleição. E você mesmo continuou no partido. Pessoas boas existem em todos partidos, e pessoas que cometem erros, como nos Mensalões do PT e do PSDB, também existem. Não vi você fazer nenhuma crítica antes da eleição, e nem uma crítica ao Mensalão da compra de votos da reeleição de Fernando Henrique Cardoso.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: A senhora tem falado que vai governar com os bons. Mas eu tenho dúvida sobre seu conceitos de bons. Quando a senhora foi ministra escolher pessoas que perderam as eleições para assumir cargos. Nada mais velho na política do que nomear para cargos públicos aqueles que perderam nas urnas.
Marina Silva candidata do PSB à Presidência Tréplica: Em primeiro lugar, você falou que eu fui atacada injustamente pelo PT, e também fui atacada injustamente contra o seu partido. E pela primeira vez na história desse país, os dois se juntaram para atacar uma pessoa. Existem pessoas honradas e sérias em todos os partidos, inclusive no seu, e você vai chamar de Velha política ?
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Pergunta para Eduardo Jorge (PV): O Pronatec faz parte de um esforço do governo federal de investir em escolas técnicas. Havia uma lei que proibia o governo federal investir nessa área. Qual sua opinião sobre essa questão?
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Resposta:Esse é o tema mais amplo que é a educação. Claro que o Pronatec é importante e nós vamos incentiva-lo. Mas avaliando o Plano Nacional da Educação que foi aprovado. Nós verificamos 3 áreas, que é a meta vinte é que amplia os recursos da educação em geral. A meta 17 e 18 dizem respeito ao salario e carreira dos professores, o PV acha importante investir na educação integral e técnica, mas não existe educação de qualidade sem que o professor seja respeitado.
Dilma candidata à reeleição do PT à Presidência Réplica: Concordo com o senhor que é muito importante valorizar o professor. Tanto que aprovamos no Congresso a destinação de parte dos royalteis para a educação. Concordo que não há educação de qualidade sem professores valorizados. O Pronatec é um programa gratuito. Fiz 204 escolas técnicas.