Sete candidatos à Presidência da República participaram nesta terça (26/08) de debate promovido pela Rede Bandeirantes, em São Paulo. Além da presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), o confronto contou também com a presença de Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB) Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB).
Foi a primeira vez que os presidenciáveis se encontraram. A transmissão foi feita dos estúdios da Band, no bairro Morumbi.
• 1º bloco: Todos os candidatos respondem às mesmas perguntas;
• 2º bloco: Os candidatos perguntam uns aos outros, com réplica e tréplica;
• 3º bloco: Jornalistas fazem perguntas a um presidenciável e escolhem outro candidato para replicar a resposta. Haverá também tréplica;
• 4º bloco: Candidato pergunta para candidato;
• 5º bloco: Jornalistas fazem perguntas;
• 6º bloco: Candidatos fazem considerações finais.
FOLHA COMENTA Previdência Ao responder pastor Everaldo, Marina Silva afirmou que vai criar uma regra de reajuste para as aposentadorias. A maior parte dos benefícios (70%) é igual a um salário mínimo e, com isso, é corrigida junto com o salário mínimo. Entre dezembro de 2002 e dezembro de 2013, segundo a FGV, o salário mínimo valorizou-se 81%, já descontada a inflação. Só as aposentadorias com valor acima de uma salário mínimo não têm, atualmente, regras automáticas de correção. A atual regra (que leva em conta o crescimento da econômica e a inflação) tem validade até o ano que vem.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Resposta: Eu sou responsável pela campanha. Mandei uma carta para o TSE dizendo que na campanha do PV nós não receberemos dinheiro de empresas e PJ, só com o fundo partidário e pessoas físicas. É assim que vai ser feita a minha campanha, espero gastar o menos possível nessa campanha. Esse é um dos motivos para que a política está ruim. O financiamento por empresas, embora permitido, é um fator de depois tornar o parlamentar um escravo. Antes de pensar no povo, ele vai pensar naquele que financiou a sua campanha milionária. O PV quer discutir o parlamentarista, o voto facultativo e o financiamento público de campanha para resgatar e prestigiar a democracia representativa.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Tréplica: Aécio esqueceu um dos motivos porque um dos motivos o PSDB foi criado, pelo parlamentarismo. No nosso caderno foi o primeiro colocado no ar. Tem 3 páginas sobre reforma política. É uma reforma ampla que o PV quer fazer na política.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Réplica: Já disputei algumas eleições, sempre com responsabilidade. E todas as minhas campanhas foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do meu Estado. Tenho assumido como propostas essenciais as reformas políticas. Defendo o voto distrital misto e o fim da reeleição.
Jornalista pergunta para Levy Fidelix, com comentário de Eduardo Jorge: Se eleito, o senhor vai manter a independência do Banco Central?
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Resposta: O grande problema é essa questão bancário-financeira. O dia que pudermos transformar o sistema onde o banco determina tudo. O nosso país está devendo 2,2 bilhões de reais. FHC deixou dívida de 600bi, que Lula elevou para 1,4 tri, e a Dilma elevou pra 2,2 tri. O Bolsa Família é importante, sim, mas são 20bi, as estradas são importantes, sim. Segurança pública, 11 bilhões, Educação 95 bilhoes, Saúde, 105 bilhões. E para os juros? 250 bilhões. E ninguém diz isso aqui. Estamos falando de coisas pequenas perto do problema que temos. Ou repactuamos a dívida ou vamos para o buraco.
FOLHA COMENTA Terras Indígenas A candidata Dilma ao falar que o Brasil tem 426 terras indígenas regularizadas não mencionou as outras 118 que aguardam regularização e mais 129 que não saíram da fase de estudos, segundo a Funai.
Eduardo Jorge candidato do PV à Presidência Réplica: O Partido Verde não é favorável ao Banco Central independednte. Independente de quem? Do povo? Nem a inflação esse Banco Central independente controla.
Levy Fidelix candidato do PRTB à Presidência Tréplica: Juro bancário não controla inflação. Isso é teoria monetarista, a keynesiana diz que devemos produzir mais, devemos investir no setor produtivo não os juros. Cada ponto o Brasil perde 25 bilhões de reais por ano.
FOLHA COMENTA Educação A candidata Marina Silva criticou a situação da educação no Vale do Jequitinhonha (MG), mas as grandes cidades da região têm melhorado seu desempenho na Prova Brasil, principalmente no 5o ano do ensino fundamental.