Publicidade

poder

Após confronto, estações Tatuapé, Belém e Carrão voltam a operar

As estações Carrão, Belém e Tatuapé, na zona leste de São Paulo, voltaram a operar normalmente na tarde desta quinta-feira (12). Elas haviam sido fechadas para embarque após fortes confrontos entre polícia e manifestantes ter acontecido nos arredores e dentro da estação Tatuapé.

O conflito começou por volta das 15h e durou cerca de 30 minutos. Segundo a polícia, os manifestantes atiraram pedras contra uma tropa que estava protegendo o local.

A Radial Leste chegou a ficar parcialmente interditada por manifestantes no cruzamento com a avenida Aricanduva. Cerca de 30 manifestantes fizeram um ato pacífico no local. A via já foi liberada.

Mais cedo, um grupo de cem black blocs aproveitaram duas manifestações que transcorriam na capital e forçaram confronto com a Tropa de Choque. Os embates ocorreram justamente porque a PM tinha a ordem de evitar que manifestantes interditassem a Radial Leste, a principal via que leva até o estádio do Itaquerão.

Aos menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas a correspondente do canal CNN no Brasil, Shasta Darlington. Há protestos também em pelo menos oito capitais, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 13h35  

    "Me dá essa arma que eu atiro na cara deles", diz um morador do Tatuapé, onde ocorre confronto entre PM e black blocs que tentam chegar à estação Tatuapé do metrô por ruas internas do bairro.

  • 13h34  

    Moradores da região gritam para que PM "mate" manifestantes.

  • 13h34  

    A Força Tática avança sobre manifestantes nas ruas Platina e Visconde de Itaboraí. A polícia usa balas de borracha e bombas de gás e de efeito moral para dispersar o grupo, que inclui black blocs.

  • 13h32  

    Um grupo de cerca de 300 manifestantes, entre eles black blocs, marcham em direção ao metrô Tatuapé. Eles seguem por ruas paralelas à Radial Leste, que segue protegida pela PM. "Para a arena vamos depois", disse um black bloc sobre a possibilidade de irem até o Itaquerão.

  • 13h13  

    Black blocs provocam metroviários, que querem encerrar o ato em frente ao sindicato da categoria, no Tatuapé. "Traidor, vocês chamaram o povo aqui e agora estão traindo o povo", diz o ativista adepto da tática black bloc.

  • 13h09  

    Um grupo de cerca de 15 black blocs discute com metroviários neste momento. "Vocês apanharam na Ana Rosa e estão com medo", gritou um black bloc durante a discussão.

  • 13h05  

    "O ato acabou, vamos dispersar", pede um sindicalista no carro de som.

  • 13h04  

    Neste momento, sindicalistas metroviários insistem que o ato da categoria no Tatuapé acabou, mas um grupo de manifestantes se recusa a encerrar o ato.

  • 12h59  

    Já não há mais policiais na frente do sindicato dos metroviários, no Tatuapé, zona leste de SP. O efetivo policial se concentra agora na esquina da rua Serra do Japi com a Radial Leste. A Cavalaria da PM, que agiu para conter os black blocs há cerca de meia hora atrás, já se retirou.

  • 12h56  

    Metroviários dizem no carro de som que o ato da categoria terminou e que os manifestantes vão sair do sindicato, pacificamente, pela calçada.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade