As estações Carrão, Belém e Tatuapé, na zona leste de São Paulo, voltaram a operar normalmente na tarde desta quinta-feira (12). Elas haviam sido fechadas para embarque após fortes confrontos entre polícia e manifestantes ter acontecido nos arredores e dentro da estação Tatuapé.
O conflito começou por volta das 15h e durou cerca de 30 minutos. Segundo a polícia, os manifestantes atiraram pedras contra uma tropa que estava protegendo o local.
A Radial Leste chegou a ficar parcialmente interditada por manifestantes no cruzamento com a avenida Aricanduva. Cerca de 30 manifestantes fizeram um ato pacífico no local. A via já foi liberada.
Mais cedo, um grupo de cem black blocs aproveitaram duas manifestações que transcorriam na capital e forçaram confronto com a Tropa de Choque. Os embates ocorreram justamente porque a PM tinha a ordem de evitar que manifestantes interditassem a Radial Leste, a principal via que leva até o estádio do Itaquerão.
Aos menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas a correspondente do canal CNN no Brasil, Shasta Darlington. Há protestos também em pelo menos oito capitais, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Depois do confronto entre PM e manifestantes na estação Tatuapé, a confusão continuou na rua Tuiuti, ao lado do metrô.
A estação Tatuapé é uma das três que estão abertas apenas para desembarque. Passageiros estão impedidos de entrar. (Foto: Ricardo Bunduky/Folhapress)
Três estações na zona leste de São Paulo --Carrão, Tatuapé e Belém-- estão funcionando apenas para desembarque. Segundo o Metrô, a medida foi tomada para a segurança dos usuários.
Neste momento, segundo a PM, o cruzamento da avenida Aricanduva com a Radial Leste está parcialmente fechado, mas o trânsito está fluindo no local.
Neste momento, há confronto entre manifestantes e policiais na estação Tatuapé. A PM avançou para tirar os manifestantes da plataforma a fim de liberar a estação. Manifestantes revidaram com pedras, e a PM começou a usar bombas de gás e de efeito moral.
Manifestantes do Comitê Popular da Copa protestam na estação Tatuapé do metrô, que segue fechada pela PM. (Foto: Felipe Souza/Folhapress)
Segundo o Metrô, a estação Belém foi fechada por razões de segurança, por volta das 15h. A PM disse que um grupo de cerca de 20 mascarados tentou invadir a Radial Leste na altura da estação, mas não foram bem-sucedidos.
Segundo a Polícia Militar, todos os protestos desta quinta-feira (12) resultaram em três prisões. Duas pessoas foram detidas por danos ao patrimônio público, e um manifestante foi detido com um coquetel molotov. A polícia não soube informar para quais delegacias os detidos foram encaminhados.
Plataformas de embarque do metrô na estação Tatuapé vazias. PM fechou entradas após confronto com black blocs em ruas do entorno da estação. (Foto: Leandro Machado/Folhapress)
O shopping Metrô Tatuapé já foi reaberto.