Publicidade

poder

Após confronto, estações Tatuapé, Belém e Carrão voltam a operar

As estações Carrão, Belém e Tatuapé, na zona leste de São Paulo, voltaram a operar normalmente na tarde desta quinta-feira (12). Elas haviam sido fechadas para embarque após fortes confrontos entre polícia e manifestantes ter acontecido nos arredores e dentro da estação Tatuapé.

O conflito começou por volta das 15h e durou cerca de 30 minutos. Segundo a polícia, os manifestantes atiraram pedras contra uma tropa que estava protegendo o local.

A Radial Leste chegou a ficar parcialmente interditada por manifestantes no cruzamento com a avenida Aricanduva. Cerca de 30 manifestantes fizeram um ato pacífico no local. A via já foi liberada.

Mais cedo, um grupo de cem black blocs aproveitaram duas manifestações que transcorriam na capital e forçaram confronto com a Tropa de Choque. Os embates ocorreram justamente porque a PM tinha a ordem de evitar que manifestantes interditassem a Radial Leste, a principal via que leva até o estádio do Itaquerão.

Aos menos seis pessoas ficaram feridas, entre elas a correspondente do canal CNN no Brasil, Shasta Darlington. Há protestos também em pelo menos oito capitais, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 17h09  

    Um grupo de cerca de 600 manifestantes contra a realização da Copa do Mundo acaba de passar em frente ao hotel Copacabana Palace, na Praia de Copacabana, no Rio, no momento em que começava a partida Brasil X Croácia. Torcedores que se aglomeravam no local, para assistir à partida em um telão, aplaudiam a seleção, enquanto os manifestantes vaiavam e gritavam palavras de ordem contra a Copa. Os manifestantes se dirigem agora à Fan Fest da Fifa, também na Praia de Copacabana, acompanhados de perto pela Polícia Militar.

  • 17h02  

    Neste momento, o clima na estação Tatuapé, onde houve intenso confronto entre manifestantes e PM, é tranquilo. Apesar disso, há bastante policiais no local. Não há manifestantes na região.

  • 16h55  

    Imagem

    Durante a tarde desta quinta-feira (12), PM continua no metrô Tatuapé. Mais cedo, por conta de um confronto entre policiais e manifestantes, a estação foi esvaziada. (Foto: Ricardo Bunduky/Folhapress)

  • 16h54  

    A Radial Leste está liberada neste momento, mas a Trope de Choque mantém a formação na esquina da rua Tuiuti.

  • 16h49  

    "É ridículo. Hoje eles estão fazendo tudo isso com a população daqui para mostrar que o Brasil funciona, que tem educação, que tem saúde. Olha só, mas é o conto de fadas da Cinderela. Meia-noite vai acabar tudo. [...] Quem trabalha cedo vai pegar o trem parando, o metrô vai quebrar igual todos os dias, vai ser o mesmo inferno que é", destaca a professora de educação física Daniele Gregorio, 25, que está na estação Tatuapé.

  • 16h49  

    Manifestações acontecem não apenas em São Paulo. Outras capitais também registraram protestos nesta quinta-feira (12). O jogo inaugural da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia, começa daqui a pouco, às 17h, no estádio Itaquerão, zona leste da capital paulista.

  • 16h26  

    Durante a tarde desta quinta-feira (12), a PM continua na estação Tatuapé.

  • 16h18  

    Neste momento, segundo o Metrô, estações Tatuapé, Carrão e Belém voltaram a operar normalmente e funcionam tanto para embarque quanto para desembarque.

  • 16h10  

    Imagem

    Por conta de confronto entre manifestantes e PM, policiais barram nesta quinta-feira (12) um dos acessos à estação Tatuapé, na zona leste de São Paulo. Outras duas estações do metrô --Carrão e Belém-- também estão abertas apenas para desembarque. (Foto: Ricardo Bunduky Folhapress)

  • 16h07  

    A dona de casa Isabele Cristina da Silva, 35, estava no shopping Metrô Tatuapé com o marido e os dois filhos --de cinco e seis anos. Sem conseguir pegar o trem para Ermelino Matarazzo, a família aguarda a liberação da passarela para pegar o ônibus do outro lado. "Enquanto a gente está aqui, a Dilma está lá, tranquila, assistindo [à Copa]. Não vai adiantar nada disso [a manifestação]. Por que não fizeram antes ou lá no estádio?", questiona. "As crianças ficaram assustadas."

Pixel tag
Publicidade
Publicidade