O festival youPIX, evento que existe há nove anos e discute cultura de internet, ganhou um novo formato neste ano e agora se chama youPIX CON. A conferência passa a se concentrar mais em negócios e produção de conteúdo. Profissionais de companhias como Facebook, Spotify, YouTube e Viber e criadores digitais discutem os caminhos para ter sucesso no setor. Leia a cobertura ao vivo dos repórteres da Folha.
Palco Principal Em 2019, a previsão é que haja 150 milhões de usuários do YouTube no Brasil.
Palco Principal Ele diz que em 12 meses o consumo de YouTube por mobile dobrou.
Palco Principal Zaguini aconselha colocar legenda nos vídeos, mesmo em português, ao lembrar que o YouTube tem alcance mundial.
Palco Principal E as próprias campanhas agora têm objetivo de viralizar. Um exemplo é a propaganda de caminhão com Jean-Claude Van Damme fazendo um espacate entre dois caminhões. Mesmo para quem jamais pensou em adquirir um desses veículos assistiu o filme até o fim e até mesmo o compartilhou.
Palco Principal O diretor do YouTube diz, também, que as empresas estão criando campanhas que peguem o usuário em cinco segundos para que os usuários do YouTube não a pulem antes de assistir a outros vídeos. (O YouTube dá essa opção aos usuários).
Palco Principal Zaguini mostra que, por causa do alcance do YouTube, muitos comerciais na televisão são parecidos com vídeos que pudessem ser feitos em qualquer canal.
Palco Principal: O diretor diz que 87% dos entrevistados em um estudo disseram que preferem publicidade em que há engajamento com o público. Para fazer isso, é preciso ter algo que eduque, seja entretenimento e útil.
Palco Principal: E a maior parte dos vídeos de sucesso tem o pico seis meses depois que foram postados. "Não é uma coisa automática"
Palco Principal: Segundo o diretor do YouTube, 90% das pessoas sente necessidade de compartilhar o conteúdo assistido no serviço do Google.
Palco Principal: Zaguini diz que os fãs querem conexão, que o youtuber tenha mais tempo para se dedicar à audiência.