O festival youPIX, evento que existe há nove anos e discute cultura de internet, ganhou um novo formato neste ano e agora se chama youPIX CON. A conferência passa a se concentrar mais em negócios e produção de conteúdo. Profissionais de companhias como Facebook, Spotify, YouTube e Viber e criadores digitais discutem os caminhos para ter sucesso no setor. Leia a cobertura ao vivo dos repórteres da Folha.
Palco Principal O último grupo de discussão a mostrar seus achados é sobre plataformas digitais e o conteúdo líquido. As conclusões encontradas serão mostradas por Alexandre Maron, da Editora Globo.
Palco Principal Ele diz que os custos da internet são menores que na televisão, porque o foco é o conteúdo e a televisão é um meio de comunicação mais consolidado. Já os criadores de conteúdo consideram que a produção tradicional para televisão muitas vezes é ineficiente. "Ser mais barato é uma evolução, é sinal de eficiência", conclui Salgado.
Palco Principal A forma como os criadores podem se colocar no mercado é continuar com o trabalho e mostrar o que faz para o mercado entender.
Palco Principal Segundo Salgado, as marcas às vezes querem mostrar grandes números, por isso precisa de alcance, então é mais difícil convencê-las a investir em criadores de conteúdo menores.
Palco Principal Quanto a monetizar, Salgado diz que o melhor jeito de conseguir dinheiro para as marcas é seguir os criadores de conteúdo, dependendo da forma como eles trabalham. Para os veículos, é preciso focar em poucos e bons produtos. Para os criadores de conteúdo, vai depender de ter um posicionamento claro para atrair as marcas que mais tenham a ver com ele.
Palco Principal Ele considera que as marcas precisam de mais conteúdo autêntico e próprioo, porque as pessoas não olham mais para banners. Os veículos precisam focar no conteúdo essencial, enquanto as marcas precisam focar nos criadores de conteúdo para ganharem espaço no mercado.
Palco Principal: No entanto, ele lembra que cada caso é um caso. Os gamers, por exemplo, dependem menos das marcas que os adsense. Já os veículos de comunicação acreditam que um conteúdo normal naturalmente será monetizado e bem recompensado.
Palco Principal: Para Salgado, é preciso ver os criadores, as marcas e as plataformas e veículos para responder para onde vai o dinheiro.
Palco Principal O grupo de discussão teve Isabela Ventura (Diretora da Lomadee, do grupo Buscapé), Gustavo Silveira (co-founder e Head de Business da 301.yt), Rafael Sbarai (Creative Product Senior do GloboEsporte), Andre Zimmerman (CEO e co-founder da NetCOS), Paulo Schiavon (Diretor de Publicidade e Negócios Digitais da Folha de SP), Rafael Belmonte (co-founder e CEO do Netshow.me), Rafael Coca (Sócio-Diretor da Spark Inc) e Jose Saad (founder da GoAd Media e Diretor Criativo da New Content), André Barros (CEO da Network Brasil), liderados por Marcelo Salgado (Social Media Manager do Bradesco).
Palco Principal Quem vai apresentar os achados é Marcelo Salgado, gerente de mídias sociais do Bradesco.