Publicidade

Manifestações pelo Brasil são registradas todos os Estados e no DF

Os protestos contra o governo Dilma Rousseff tomaram as ruas de cidades de todos os Estados e do DF neste domingo neste domingo (16).

Em São Paulo, segundo o Datafolha, o ato reuniu reuniu 135 mil manifestantes na av. Paulista. A Polícia Militar do Estado calculou que o protesto reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, 465 mil foram às manifestações.

O líder do PT no Senado, senador Delcídio Amaral (MS), avaliou que os protestos foram menores, mas expressivos.

Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Maceió, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília, entre outras cidades.

Atos iniciados em capitais com o clima mais quente, como Brasília e Rio, aconteceram pela manhã. Em Manaus e outras cidades da região Norte, ocorreram ao fim da tarde.

Os principais grupos por trás dos protestos foram o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 10h27  

    Imagem

    BRASÍLIA (DF) - Manifestantes exibem cartaz em apoio ao juiz federal Sergio Moro | Foto: Gustavo Uribe/Folhapress

  • 10h26  

    BRASÍLIA (DF) - A CBN-DF informou há pouco que a PM estima, neste momento, 2 mil manifestantes no Eixo Monumental. A manifestação foi convocada para começar às 9h30.

    Entre os presentes, um casal que carrega a faixa "Volta, Sarney" explicou que a frase trata-se de um deboche, não apoio ao peemedebista. "Do jeito que está, pior só com o Sarney", disse Geraldo Silva, 61.

  • 10h24  

    SALVADOR (BA) - Estimativa da Polícia Militar aponta para a presença de 4.000 manifestantes na orla da capital baiana. Um minitrio elétrico comanda o protesto.

  • 10h23  

    Imagem

    BRASÍLIA (DF) - No carro de som do movimento Brasileiros Conscientes, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, é apresentado como um dos "brasileiros conscientes" do país | Foto: Gustavo Uribe/Folhapress

  • 10h19  

    Imagem

    RECIFE (PE) - Cartazes preparados por manifestantes pedem as prisões da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Recife (PE). A concentração ocorre na avenida Boa Viagem, de onde os participantes seguem até o Segundo Jardim, a partir das 11h. Políticos são aguardados, mas ainda não chegaram| Foto: Marcela Balbino/Folhapress

  • 10h16  

    RIO DE JANEIRO (RJ) - A marcha ainda não começou oficialmente no Rio. O primeiro grito de protesto puxado pelo carro de som não foi, contudo, contra o governo federal. Foi contra a rede Globo, que cobre o protestos.

    O carro dos Revoltados Online puxou o grito de "fora Globo". "Fora a Globo, que traz a sexualidade para as nossas crianças no horário nobre. Fora a mídia comprada. A Globo é paga pelo PT para não divulgar a nossa manifestação".

    Os profissionais da emissora não chegaram a ser agredidos. Apenas se afastaram um pouco, mas voltaram à cobertura normalmente.

    Em seguida, o Batman fez um discurso contra o PT, Dilma, Lula e o PMDB na figura do vice-presidente Michel Temer."Aqui não é direita nem esquerda. É para frente. Viva Sérgio Moro", gritou Eron Morais Melo, o protético que se fantasia de Batman nas manifestações.

  • 10h14  

    SALVADOR (BA) - O calçadão junto ao Farol da Barra começa a ser tomado por manifestantes utilizando vestimentas nas cores verde e amarelo. A marcha ainda não começou.

  • 10h11  

    Imagem

    BRASÍLIA (DF) - Manifestante em Brasília com cartaz que pede a saída da presidente Dilma Rousseff | Foto: Alan Marques/Folhapress

  • 10h09  

    BRASÍLIA (DF) - Um dos líderes do protesto em Brasília é filiado ao DEM do DF. Adolfo Sachsida, 42, do MBL, porém, nega que o partido tenha ajudado na organização. “Eles nos abandonaram de novo, estamos sozinhos”, disse Sachsida, que é funcionário público federal (diz que não revela o órgão em que trabalha por temer represálias) e afirmou ter doutorado em economia pela UnB. Sachsida estima também que 25 mil pessoas vão aparecer. Cinco carros de som foram mobilizados.

  • 10h04  

    BRASÍLIA (DF) Com três carros de som, manifestantes se concentram em frente à Biblioteca da República, ao lado da Esplanada dos Ministérios.

    A PM do Distrito Federal disse que trabalha com a hipótese de um total de 25 mil manifestantes neste domingo, mesmo número do ato de 15 de março. Serão recolhidos máscaras, objetos de vidros e materiais cortantes.

    Ao microfone, lideranças pedem que manifestantes não joguem lixo na rua.

    Em um dos carros, do movimento Brasileiros Conscientes, um painel exibe fotos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), além de Jair Bolsonaro (PP-RJ), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Marco Feliciano (PSC-SP).

    Segundo o fundador do grupo, Bruno Guimarães, a manifestação é contra o PT e a presidente Dilma Rousseff, mas inimigos da petista são amigos do movimento. "Bateu na Dilma, nós estamos juntos", disse.

    Há também manifestações de apoio ao juiz Sergio Moro, que julga os processos relativos à Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.

Publicidade
Publicidade