Os protestos contra o governo Dilma Rousseff tomaram as ruas de cidades de todos os Estados e do DF neste domingo neste domingo (16).
Em São Paulo, segundo o Datafolha, o ato reuniu reuniu 135 mil manifestantes na av. Paulista. A Polícia Militar do Estado calculou que o protesto reuniu 350 mil pessoas no horário de pico, às 16h. No Estado de São Paulo, segundo a PM, 465 mil foram às manifestações.
O líder do PT no Senado, senador Delcídio Amaral (MS), avaliou que os protestos foram menores, mas expressivos.
Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte, Belém, Recife, Salvador, Ribeirão Preto, Maceió, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Aracaju e Brasília, entre outras cidades.
Atos iniciados em capitais com o clima mais quente, como Brasília e Rio, aconteceram pela manhã. Em Manaus e outras cidades da região Norte, ocorreram ao fim da tarde.
Os principais grupos por trás dos protestos foram o MBL (Movimento Brasil Livre), Vem Pra Rua e Revoltados On Line. Grupos que defendem a intervenção militar, como UND (União Nacionalista Democrática) e Pátria Amada Brasil.
RIBEIRÃO PRETO - A Polícia Militar estima que 10 mil manifestantes estejam nas ruas de Ribeirão Preto.
BRASÍLIA (DF) - Animador no carro de som canta "olê, olê, vamos para a rua derrubar o PT". Às 11h50, a concentração de pessoas em frente ao Congresso diminuiu; os manifestantes seguiram em direção a dois carros de som com faixas "Vem Pra Rua" e "Fora Corruptos"
RIO DE JANEIRO (RJ) - O deputado estadual Flávio Bolsonaro (centro) com manifestantes | Foto: Gabriel Vasconcelos/Folhapress
Como levar a sério uma manifestação que tem adesivo do PSDB com a frase "Brasil sem corrupção"? 😂😂😂 pic.twitter.com/hIAyGDde4d
— Ana Beatriz (@anabee) August 16, 2015
BRASÍLIA (DF) - Boneco inflável gigante, de 12 m, do ex-presidente Lula, em frente ao Congresso | Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
BRASÍLIA (DF) - Está prevista para as 17h uma reunião entre Dilma e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa), Edinho Silva (Comunicação Social) e José Eduardo Cardozo (Justiça) para avaliar a repercussão dos protestos e decidir se haverá ou não um pronunciamento oficial do governo – por meio de uma entrevista coletiva ou declaração à imprensa de um ministro.
BELO HORIZONTE (MG) - O senador Aécio Neves participa de protesto em Belo Horizonte | Foto: José Marques/Folhapress
BELO HORIZONTE (MG) - O senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, chega para o ato na capital mineira.
RIO DE JANEIRO (RJ) - Marcelo Madureira discursa no carro de som do movimento Vem pra Rua e chama manifestantes a derrubarem “esses babacas que estão no poder”. Logo abaixo dele, uma faixa com os dizeres "Je suis Moro".
BELÉM (PA) - Com 6.000 pessoas, segundo a organização, e 1.500, de acordo com a Polícia Militar, a manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff se aproxima do fim em Belém.
Os manifestantes estão agora na avenida Doca de Souza Franco.