Publicidade

Poder

Protestos de março de 2015

Entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) foram às ruas nesta sexta em 23 capitais.
A pauta dos atos desta sexta preocupa o governo. O tema difuso de "defesa da Petrobras", mote inicial da convocação dos sindicalistas e movimentos sociais, tenderá na avaliação governista a ser engolido pela parte negativa para a presidente do ato: a crítica às medidas de ajuste fiscal, que incluem alteração em direitos trabalhistas e previdenciários.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 18h34  

    CAXIAS DO SUL - Em Caxias do Sul (a 120 km de Porto Alegre), o protesto teve início por volta das 17h e reúne cerca de 500 pessoas na praça Dante Alighieri, no centro. O local também foi palco do protesto que pedia o impeachment do ex-presidente Collor.

    O movimento de Caxias tem participação de partidos como PT e PCdoB, e também da CUT. "Entendemos que o dia de hoje é fundamental para defender a democracia. Também é uma oportunidade de dialogar sobre a reforma política e o financiamento privado de campanhas, causa da corrupção. Embora pareça apenas uma resistência ao impeachment, o movimento acumula forças para pressionar o Congresso por uma reforma política", diz Rodrigo Beltrão, vereador do PT. Em Porto Alegre, os protestos unificados ocorreram na quinta-feira (12).

  • 18h38  

    Imagem

    Manifestantes usam sinalizadores de fumaça em protesto da CUT no Rio de Janeiro (Lucas Vettorazzo/Folhapress).

  • 19h01  

    BELO HORIZONTE - A manifestação em BH já chegou à avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade. "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré, foi uma das canções entoadas.

    No seu discurso, o deputado estadual Rogério Correia ( PT) disse que na caminhada estava a representação da Minas Gerais "que derrotou Aécio Neves e os tucanos". "Aqui está a democracia. Vocês (tucanos) não vão dar golpe nunca mais", disse Correia.

  • 19h01  

    BELO HORIZONTE - A manifestação de BH chegou à praça Sete, centro da capital mineira, com os manifestantes gritando: "Um, dois, três, quatro, cinco mil, respeitem as eleições ou paramos o Brasil".

  • 18h35  

    FLORIANÓPOLIS - Para Odair Rogério da Silva, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) de Santa Catarina, o protesto desta sexta-feira (13), em Florianópolis, serviu apenas para “esquentar as baterias”. “É um esquenta para um grande ato nacional no dia 9 de abril”, diz ele.

    O protesto na capital catarinense na tarde desta sexta teve participação, segundo os organizadores, de cerca de 600 pessoas. Para a Polícia Militar, foram de 100 a 150 manifestantes. O ato começou às 14h, em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, e deveria acabar por volta das 18h no Tican (Terminal de Integração do Centro), segundo Odair.

    De acordo com ele, a grande bandeira do protesto é a reforma política. “Defendemos o fim do financiamento privado de campanha, porque isso é que está levando à corrupção neste país. Os parlamentares se elegem com o dinheiro dos grandes empresários para depois beneficiar os interesses deles. Isso está comprovado no caso da Petrobras, que mostra quem são os grande empresários que estão por trás de toda essa roubalheira”, afirma.

  • 18h42  

    BELO HORIZONTE - O coordenador nacional do MST Ênio Bohnenberger discursou em BH contra os "coxinhas". "Quero ver coxinha defender reforma agrária, defender a democracia racial, o direito dos negros. Coxinha não sabe defender direitos, só privilégios. Os ladrões têm que ir para a cadeia, e vai ter muito coxinha preso", disse.

  • 18h43  

    CURITIBA - A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves (PT), subiu em um carro de som no ato na capital paranaense e discursou contra o que chamou de "golpe" e "terceiro turno". "Ditadura nunca mais", disse.

  • 18h45  

    CURITIBA - O ato promovido por sindicatos tem críticas à mídia e coro pró-Dilma. Simpatizantes da presidente trouxeram materiais da campanha do ano passado. Entidades estudantis e professores da rede estadual, que estavam em greve até esta semana, também participam.

  • 18h47  

    Imagem

    impítimammeuzovo adaptada ao cenário. Caxias do Sul (RS) é conhecida pela produção de uva (Rodrigo Beltrão / Divulgação).

  • 18h50  

    SÃO PAULO - "Somos a favor de toda manifestação, mas protesto pelo impeachment da presidente Dilma nós não vamos permitir", disse Vagner Freitas, presidente da CUT, no carro de som. Assim como no ato do Revoltados, o carro de som da CUt também toca o hino nacional.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade