Publicidade

Poder

Debate da Globo com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB)

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participaram do quarto e último debate antes do segundo turno da eleição presidencial. O confronto é organizado pela Rede Globo e será mediado pelo jornalista William Bonner.

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro, os candidatos perguntaram um ao outro, com tema livre. O segundo e o quarto foram destinados a perguntas de eleitores indecisos da plateia, selecionados pelo Ibope em todos os Estados do país. Os presidenciáveis fizeram as considerações no final do quarto bloco.

A transmissão da Folha foi comentada pelo colunista Clóvis Rossi, além de contar com a participação dos jornalistas Natuza Nery, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paula Cesarino Costa, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi e Johanna Nublat.

Aécio e Dilma durante o debate na Globo/ veja galeria de fotos

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 22h26  

    Dilma candidata do PT à Presidência Em nova pergunta, Dilma fala do programa Minha Casa, Minha Vida, afirma que bateu récordes de construção de habitação. Ela pede que ele se pronuncie sobre isso.

  • 22h26  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que o PT faz terrorismo com beneficiários do "Minha Casa,Minha Vida" mandando mensagens dizendo que o PSDB irá acabar com o programa. Para Aécio, programas de moradia serão prioridades e que esses programas são de propriedade do povo brasileiro e não de um partido. Aécio diz que não fará "bolsa empresário" que beneficia apenas um grupo de empresas.

  • 22h28  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha A tática de Dilma está sendo a de puxar para o debate as realizações de seu governo. Agora, é o "Minha Casa, Minha Vida". Aécio retruca com o "terrorismo" que, segundo ele, está sendo feito pelo PT, insinuando que quem votar no PSDB sai da fila do programa.

  • 22h29  

    Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que não acredita em Aécio quando ele diz que vai priorizar financiamento, em função do governo FHC. Dilma diz ainda que se as casa do programa tivessem sido feitas pelo mercado, a prestação seria de 940 reais. No Minha Casa, Minha Vida, a prestação é de, no máximo 80 reais.

  • 22h28  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio ironiza e diz "me honra a comparação com Fernando Henrique, mas eu sou Aécio Neves", garante que bancos públicos serão fortalecidos. Diz que o PT aparelha a máquina pública.

  • 22h28  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha Defeitos dos candidatos que o close da TV acentua: Aécio arregala os olhos, Dilma gagueja.

  • 22h29  

    Aécio tenta explicar o que é o aparelhamento dando números. É uma dica de Alckmin para ser didático.

  • 22h29  

    Imagem

    Aécio coloca a inflação de novo no debate; confira o que pensam os candidatos

  • 22h30  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Em nova pergunta, Aécio pergunta o que Dilma fará para controlar a inflação.

  • 22h30  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Economistas ligados a Aécio de fato já fizeram críticas ao Minha Casa, Minha Vida, por entenderem que o programa gasta muito, algo como R$ 14 bilhões ao ano em subsídios, para um público relativamente pequeno, na casa de 4 milhões de pessoas.

  • 22h31  

    Dilma candidata do PT à Presidência Dilma responde que o governo do PSDB deixou no negativo "vocês quebraram a Caixa, quebraram o BNDES" e cita que o controle da inflação é compromisso de governo, cita que nos últimos 10 anos manteve a inflação dentro da meta, mas quem não mantinha era o governo de FHC. Cita os índices de inflação em 2001 (7,5) e 2002 (12,5%). E finaliza dizendo que não vai fazer como os tucanos, que controlam a inflação aumentando desemprego.

  • 22h31  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência "A senhor quer dizer que foi o PT que controlou a inflação, e não nós, com o Plano Real?", pergunta Aécio. O tucano diz que o PSDB é quem tem compromisso com controle de inflação.

  • 22h32  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Dilma agora acerta os números da inflação no governo FHC, que superaram a meta em 2001 e 2002.

  • 22h32  

    Dilma candidata do PT à Presidência Na tréplica, Dilma reitera que os tucanos "quebraram" os bancos públicos do Brasil, quebraram a Caixa, e diz que os tucanos sempre foram contra política social com subsídios. Dilma que a prática dos tucanos é diferente dos discursos.

  • 22h33  

  • 22h34  

    Clóvis Rossi Colunista da Folha Debate continua girando em torno dos méritos e deméritos dos governos Fernando Henrique e Lula/Dilma. Nada que não tenha sido dito nos debates anteriores.

  • 22h34  

    Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. É obscura a referência de Dilma a uma suposta quebra dos bancos federais do governo FHC. Na época, o sistema bancário sofreu com o fim da hiperinflação, que proporcionava lucros fáceis, mas as instituições federais foram capitalizadas pelo Tesouro Nacional.

  • 22h34  

    Dilma candidata do PT à Presidência "Fizeram, ao longo de oito anos, só 11 escolas técnicas", diz Dilma, que pergunta se Aécio mantém a mesma mentalidade do governo FHC, que dificultou que o governo federal mantivesse escolas técnicas.

  • 22h34  

    Imagem

  • 22h34  

    Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Na resposta, Aécio ironiza e diz que Dilma "não conhece o Congresso nacional". Aécio se refere a Dilma ter dito que ele era líder do governo FHC.
    Cita denúncias contra o programa Pronatec que não consegue mensurar as estatísticas de evasão de alunos. Aécio promete aprimorar o programa e aumentar a carga horária dos cursos.

notícias

OS TUÍTES SOBRE ELEIÇÕES:

Pixel tag
Publicidade
Publicidade