A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participaram do quarto e último debate antes do segundo turno da eleição presidencial. O confronto é organizado pela Rede Globo e será mediado pelo jornalista William Bonner.
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro, os candidatos perguntaram um ao outro, com tema livre.
O segundo e o quarto foram destinados a perguntas de eleitores indecisos da plateia, selecionados pelo Ibope em todos os Estados do país. Os presidenciáveis fizeram as considerações no final do quarto bloco.
A transmissão da Folha foi comentada pelo colunista Clóvis Rossi, além de contar com a participação dos jornalistas Natuza Nery, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paula Cesarino Costa, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi e Johanna Nublat.
Aécio e Dilma durante o debate na Globo/ veja galeria de fotos
FOLHA COMENTA Minas Gerais Paulo Peixoto - Aécio faz citação a Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro do governo Lula e aliado de Dilma, que era réu no mensalão tucano. Por ter completado 70 anos, as denúncias contra ele prescreveram. Walfrido é o coordenador da campanha de Dilma em Minas.
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que Dilma passou a vida inteira longe de MG e que ela ofende os fatos. Ele diz que quem não gasta com saúde é o governo federal e cita o ano de 2009, do governo Lula.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que acreditou que o governo do Aécio em Minas foi bom até ler pareceres que indicam que Minas é o segundo Estado mais endividado e que ele não investiu o mínimo constitucional em Saúde e Educação. Voltando ao ao assunto do Prouni, Dilma diz que o PSDB foi contra o programa.
Os candidatos durante o intervalo
Ganhei o debate! Tô na Grobo! Fui citado pela Dilma! Ela quer o apoio do meu Partido da Genitália Nacional! pic.twitter.com/G5sictLF9U
— José Simão (@jose_simao) October 25, 2014
Clóvis Rossi Colunista da Folha Termina o último bloco em que, teoricamente, haveria espaço para tiroteio, que até houve, mas foi com balas de festim.
FOLHA COMENTA Educação Fabio Takahashi - Aécio diz que o Prouni foi inspirado em um programa de Goiás. Nesta semana, porém, a coordenadora do programa de educação da campanha tucana, Maria Helena Guimarães , disse que a única coisa do governo do PT que ela queria ter criado foi justamente o Prouni.
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Minas Gerais é, como diz Dilma, o segundo Estado mais endividado do país. No entanto, a dívida caiu de 263% para 166% da receita anual ao longo do governo tucano.
No quarto e último bloco, mais perguntas de indecisos e as considerações finais
Marcos Pereira (esq.), presidente do PRB e presente ao debate no grupo de Dilma, cobrou William Bonner quando Aécio estourou o tempo. Após Bonner responder, ele se calou
Quinta pergunta de eleitor: A eleitora diz que a maioria dos bairros próximos de onde ela mora tem esgoto a céu aberto. Ela então pergunta o que impede os governos de solucionar essa questão.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma responde que tem compromisso com o futuro, que é acelerar a questão do tratamento e coleta de esgoto. Diz que está colocando 76 bilhões de reais em parceria com os Estados e Municípios, pois saneamento é uma questão municipal e estadual. Dilma diz que conseguiu um avanço nos últimos 4 anos, mas que é insuficiente, pois o país nunca tratou do assunto.
Clóvis Rossi Colunista da Folha Voltam as perguntas dos indecisos. Voltam igualmente as oportunidades, para ambos, de fazer promessas. O debate, em parte, é para isso, mais do que para troca de acusações, embora estas façam parte do cardápio, inexoravelmente.
FOLHA COMENTA Minas Gerais Paulo Peixoto - Dilma encampou a versão de sindicatos em Minas que endossam cobranças do Ministério Público Estadual sobre o Estado não ter alcançado os índices constitucionais obrigatórios de investimentos em saúde
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que pretende desonerar as empresas de saneamento do PIS/Cofins.
José Américo, presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, admite agressividade de ambos, mas pondera: "em discussão agressiva entre homem e mulher, quem é pior é sempre ele"
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que Aécio não poderá fazer, pois não é atribuição da União, e que não se pode interferir, pois se configura crime. Diz que nos Estados mais ricos, o governo federal financia a longo prazo.
Governador de SP, Geraldo Alckmin, sobre a piada de José Simão citada por Dilma ("meu banho, minha vida"): "é injusta e desrespeitosa".
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. Aécio já prometeu ampliar o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, os repasses do fundo de assistência e, agora, os desembolsos com saneamento. Permanece um mistério o programa de controle dos gastos do tucano.