O senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) participam do segundo debate do segundo turno da eleição presidencial.
Organizado pelo portal UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan, o debate será mediado pelo jornalista Carlos Nascimento.
O debate teve duração de 1h20 e foi dividido em três blocos, tendo perguntas livres entre Dilma e Aécio, mas não de jornalistas. Começou com os dois candidatos respondendo a pergunta "Por que o senhor quer ser presidente?".
A transmissão da Folha é comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de contar com a participação dos jornalistas Marina Dias, Andreia Sadi, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paulo Gama, Bernardo Mello Franco, Joelmir Tavares e Mônica Bergamo, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi e Johanna Nublat.
Para participar nas redes sociais, usa a hashtag #FolhaEleições. Os melhores tuítes entrarão no nosso liveblog.
Dilma e Aécio durante o debate; veja galeria de fotos
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Balanço até agora: se a gente achou o debate de terça "quente", o que dizer do desta quinta? Eu diria que está fervendo. A cada pergunta, a cada resposta, um ataque. Os debates entre Dilma e Serra, dois técnicos, eram mais mornos, mais racionais. Os de agora, entre Dilma e Aécio, político de berço, têm sempre alta temperatura. Jornalistas gostamos. E o telespectador, será que gosta? Aparentemente sim, porque as duas campanhas trabalham minuto a minuto com pesquisas qualitativas.
Clóvis Rossi Colunista da Folha Na eleição paulista de 1986, Antônio Ermírio e Paulo Maluf trocavam constantes acusações, até que Orestes Quércia, que se elegeria, fulminou-se: "Em briga de compadres, os dois se acusam e ambos têm sempre razão". Não sei, não, se a frase não se aplica à triste campanha em curso.
Dilma cita acidentes causados por motoristas embriagados e diz que sancionou a Lei Seca. Ela pergunta o que Aécio acha da Lei Seca e pergunta se as pessoas deveriam ter que fazer o teste do bafômetro. Ela faz referência ao caso do bafômetro, quando Aécio foi pego dirigindo com a carteira vencida e recusou-se a fazer o teste.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Dilma agora pega pesado, perguntando sobre a lei seca e o bafômetro. Soco no estômago. Foi uma provocação a Aécio, que se recusou a usar o bafômetro, com carteira vencida. E se disse arrependido. Foi o pior momento do tucano em todo o debate.
Dilma pergunta a Aécio sobre segurança no trânsito; veja dados sobre indenização a vítimas de acidentes
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio diz que a iniciativa é extraordinária e que não é de Dilma. Aécio admite que parou em uma blitz da lei seca mas que não fez o teste do bafômetro.
Aécio diz que Dilma está fazendo uma campanha baixa, especialmente nas redes, ofende Aécio e sua família, e por ser uma presidente ungida por um presidente popular, acha que está acima de tudo.
Carlos Nascimento dá bronca na plateia por causa de manifestações. "Não estamos em programa de auditório".
Clóvis Rossi Colunista da Folha Dilma puxa do coldre o tema da Lei Seca, sabendo que Aécio já foi apanhado numa blitz. Aécio admite que foi apanhado e diz que se arrependeu. E volta a dizer que a campanha é baixa, "um mar de lama".
Gustavo Patu Blog Dinheiro Público e Cia. No debate sobre Bolsa Família, Aécio tem razão: os programas semelhantes do governo FHC atendiam a 5 milhões de famílias, ou seja, o número total de beneficiários é maior, porque inclui também cônjuges e filhos.
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que, todas as semanas, pessoas morrem em acidentes de trânsito. "Eu não dirigo sob efeito de alcool e drogas. E isso não diz respeito só a mim, diz respoeito a todos os candidatos."
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Mas ele se recuperou, ao dizer que assume a verdade, que se arrepende e que Dilma faz a campanha "mais baixa" da história, agredindo a ele e à família dele pelas redes. E Dilma apelou, ao dizer que não se pode dirigir "drogado nem bêbado". Uma insinuação grave, uma apelação.
O #DebateNoSBT está dando 9 pontos no Ibope. Está sem 2º lugar, atrás da Globo, com 15 pontos.
— Fernando Rodrigues (@FR_BSB) October 16, 2014
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Aécio cobra seriedade de Dilma, diz que mente e faz insinuações. Novamente acusa a campanha petista de desinformar, como no caso da votação do salário mínimo e da redução da mortalidade infantil de Minas Gerais. Nervoso, Aécio diz que Dilma mente.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Uma novidade: Aécio passou a ler papéis para responder e perguntar. Até aqui, ele tinha evitado.
Ambos os candidatos continuam trocando acusações mútuas de mentiras durante a campanha
Aécio Neves candidato do PSDB à Presidência Em nova pergunta, Aécio diz que a campanha de Dilma filmou a obra de uma escola durante um final de semana, para passar a impressão de que a obra estava parada. Ele pergunta por que a campanha de Dilma, segundo ele, mente.
Eliane Cantanhêde Colunista da Folha Aécio: "A sra. precisa mentir tanto, o tempo inteiro?" E Dilma: "Quem mente é o senhor". Acho que nunca vi um debate tão forte, tão agressivo, como o de hoje. E já vi muitos debates na vida....
Dilma candidata do PT à Presidência Dilma diz que quem mente é Aécio. E acusa Aécio de não investir nem o mínimo exigido por lei em Saúde e Educação. E que Aécio não responde sobre isso, nem sobre o Termo de Ajustamento de Gestão que Aécio foi obrigado a assinar e assim cumprir os investimentos. E cita também o fato do site do TCE de MG ter saído do ar no último debate.
Mais um concurso de inverdades, acusações, afirmações incorretas e baixo nível ao vivo. O Brasil merece debates melhores. #FolhaEleições
— Mario Schuster (@marioschuster) October 16, 2014
Clóvis Rossi Colunista da Folha Aécio acusa Dilma de fraudar informação e pergunta se Dilma precisa "mentir tanto, o tempo inteiro". Dilma retruca que quem mente é Aécio.