Publicidade

Poder

Debate SBT, UOL e Jovem Pan com Aécio Neves e Dilma Rousseff

O senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) participam do segundo debate do segundo turno da eleição presidencial.

Organizado pelo portal UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan, o debate será mediado pelo jornalista Carlos Nascimento.

O debate teve duração de 1h20 e foi dividido em três blocos, tendo perguntas livres entre Dilma e Aécio, mas não de jornalistas. Começou com os dois candidatos respondendo a pergunta "Por que o senhor quer ser presidente?".

A transmissão da Folha é comentada pelos colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde, além de contar com a participação dos jornalistas Marina Dias, Andreia Sadi, Daniela Lima, Cátia Seabra, Paulo Gama, Bernardo Mello Franco, Joelmir Tavares e Mônica Bergamo, que acompanham o debate nos estúdios, e dos repórteres Samantha Lima, Gustavo Patu, Paulo Peixoto, Fabio Takahashi e Johanna Nublat.

Para participar nas redes sociais, usa a hashtag #FolhaEleições. Os melhores tuítes entrarão no nosso liveblog.

Dilma e Aécio durante o debate; veja galeria de fotos

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 17h03  

    Rui Falcão, presidente nacional do PT e coordenador da campanha de Dilma, já chegou para o debate. Questionado sobre o clima belicoso do debate da Band perdurar no enfrentamento de hoje, ele afirmou que Aécio usou palavras agressivas como "mentirosa" e "leviana" para se referir à presidente, que demonstra "uma posição machista, como ele já tinha feito com a Luciana Genro (PSOL), ao apontar o dedo para ela em outro debate. É uma posição de quem não tem muito respeito pelas mulheres.

  • 17h07  

    A campanha de Dilma vai investir nessa reta final em eventos com o ex-presidente Lula, principalmente em Estados onde o índice de abstenção foi maior. Regiões mais pobres. Eventos com Lula e Dilma estão pré-agendados para a última semana antes do segundo turno em Pernambuco, berço político de Eduardo Campos e novo campo de investimento de Aécio Neves.

  • 17h09  

    Preparado para o embate, o PSDB reforçou a assessoria jurídica na reta final com a contratação do advogado Ricardo Penteado. Sua tarefa será montar as peças de ataque ao PT na última semana.

  • 17h11  

    Aécio Neves acaba de chegar para o debate. O candidato chegou aos estúdios do SBT de helicóptero.

  • 17h12  

    A Folha era uma das responsáveis pela organização do debate com o SBT, UOL e Jovem Pan. Mas resolveu sair após a campanha de Dilma anunciar que não aceitaria a presença de jornalistas fazendo perguntas aos candidatos.

  • 17h15  

    "Estou muito sereno e tranquilo. Eu quero debater o Brasil", disse Aécio ao chegar. "Infelizmente, a candidatura adversária, talvez por não ter o que apresentar, prefere debater o passado." Ele ironizou as criticas de Dilma ao ex-presidente FHC e disse que parece que Dilma quer disputar com ele.

  • 17h22  

    O vice de Aécio, Aloysio Nunes, e Paulo Câmara, governador eleito de Pernambuco pelo PSB, chegaram para o debate do SBT.

  • 17h23  

    Antonio Campos, irmão de Eduardo Campos, acaba de chegar. "Tenho certeza que se meu avô Miguel Arraes estivesse vivo, estaria no campo em que estamos hoje, apoiando Aécio", diz.

  • 17h26  

    Antonio, irmão de Eduardo Campos, discorda das críticas do ex-presidente do PSB, Roberto Amaral, ao partido, pelo apoio a Aécio. "Hoje a mudança que queremos para o Brasil está com o projeto de Aécio".

  • 17h27  

    O cabeleireiro de Dilma, Celso Kamura, tem espaço reservado em uma das três cadeiras reservadas à equipe da presidente. Sentará na primeira fileira ao lado do marqueteiro João Santana.

  • 17h29  

    Em vídeo que começou a circular no WhatsApp nesta quinta-feira (16), o candidato à Presidência pelo PSDB, senador Aécio Neves, pede a seus simpatizantes que passem a vestir "as cores da nossa campanha, que são as cores do Brasil também" Leia a reportagem completa

  • 17h31  

    Enganar eleitores dá votos, é comum e amplamente aceito no Brasil. Muitas das mentiras não têm maiores consequências. as há mentiras e omissões com enormes consequências Leia na coluna de hoje de Fernando Canzian

  • 17h39  

    Imagem

    O cenário no SBT segue a mesma cor do primeiro turno. Os candidatos ficarão sentados um de frente para o outro (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress)

  • 17h40  

    Aécio repete o conceito do último debate a aposta em um terno azul marinho, gravata do mesmo tom e camisa branca.

  • 17h41  

    Os tucanos esperam a presença do senador eleito José Serra e do governador Geraldo Alckmin. Os nomes deles estão na primeira fila da claque de Aécio.

  • 17h45  

    Do deputado federal eleito pelo PSDB Floriano Pesaro ao deputado estadual eleito pelo PT José Américo na entrada do debate: "Fala pra ela [Dilma] completar as frases. É bem melhor". Américo apenas riu.

  • 17h46  

    Dilma chega para o debate.

  • 17h47  

    A presidente novamente abre mão do vermelho: está de calça preta e blusa azul.

  • 18h03  

    Ela vem acompanhada de Alozio Mercadante (Casa Civil) Miguel Rossetto (da coordenação da campanha), Thomas Traumann (Secom) e Miriam Belchior (Planejamento).

  • 17h52  

    Ao chegar, Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil, sinalizou aos jornalistas que não falaria. Ao ser avisado que Aécio já tinha passado e falado, Mercadante voltou. Ele comentou o Datafolha, que mostrou Dilma e Aécio em empate técnico. "A leitura de indicadores, como a aprovação do governo, está favorável a nós", afirmou.

notícias

Pixel tag
Publicidade
Publicidade