Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Romário diz que Marina não quis fazer campanha ao seu lado. O ex-jogador disse também que seu apoio a Marina em um eventual segundo turno ainda não está definido. Leia mais
O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse estar "moderadamente confiante" na ida da candidata de seu partido a presidente, Marina Silva, para o segundo turno das eleições. Leia Mais
"Fico indignado todos os dias com os escândalos de corrupção, que não cessam nunca e cada vez [mais] vão afundando nosso país", afirmou Ronaldo, que disse "não se opor" ao casamento gay. Leia mais
Ronaldo votou no fim da manhã em um colégio de Higienópolis, na zona central de São Paulo (Flávia Calmon Faria/Folhapress).
Ex-jogador Ronaldo, 38, disse que escândalos de corrupção estão 'afundando' o país. Ele fez campanha para Aécio Neves (PSDB).
Mercadante descarta anúncio de eventual nova equipe de Dilma para acalmar mercado
O candidato a governador do estado do Rio de Janeiro, Pezão, vota na escola em que estudou em sua cidade natal, Pirai. (Ricardo Borges/Folhapress)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz sinal de positivo após voltar no Jardim Lavínia, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). (Danilo Verpa/Folhapress)
Eymael acredita que mesmo assim obterá um "resultado extraordinário", já que esta foi sua maior campanha.
Candidato pela quarta vez, Eymael afirmou que não ter participado dos debates foi prejudicial à sua campanha e classificou a sua não participação como uma "ofensa à democracia".