Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Após votar em Rio Branco, a candidata Marina Silva (PSB) atacou a campanha dos adversários petista e disse que estará no segundo turno. "Não quero ganhar eleição na base da calúnia", disse a candidata
Romário, candidato ao Senado no Estado do Rio, vota na escola Joseph Bloch, em Parada de Lucas, na zona norte do Rio. Ex-jogador estava acompanhada da filha Ivy, 9. (Daniel Marenco/Folhapress)
"Só entro em competição que tenho chances de ganhar", diz Romário, candidato ao Senado no Estado do Rio, que lidera as intenções de voto. Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (4) indicou que Romário tem 62% das intenções de votos válidos do eleitor do Rio
Paulo Maluf votou na FESP, no Jardim Paulista, em São Paulo. (Luiz Carlos Murauskas/Folhapress)
Paulo Maluf, candidato a deputado federal diz que ou Justiça barra todo mundo ou libera todos. Aos 83 anos, na sua 23ª eleição como candidato ou apoiador barrado pela Lei da Ficha Limpa, Maluf repete o bordão de que "confia na Justiça". Leia mais
No segundo turno, não vamos levar recado para casa, diz coordenador da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, o presidente do PT, Rui Falcão. Veja mais
Sarney insinua que opositor no MA ordenou ataques a ônibus. Leia mais
O governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), votou no Colégio Santo Américo, no bairro do Morumbi. (Moacyr Lopes Junior/Folhapress)
Quatro candidatos e 25 eleitores são presos por crimes eleitorais. Leia mais
Ao votar em SP, Kassab diz que vaga no Senado tem 'fortes candidatos'. Na pesquisa do Datafolha deste último sábado (4), candidato do PSD aparece em terceiro lugar na preferência dos eleitores, com 9% das intenções de voto. Folha de S.Paulo