Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo do Paraná, fez críticas à Justiça Eleitoral pouco antes de votar (Estelita Hass Carazzai/Folhapress)
Ao votar na manhã deste domingo (5), no Itaim Bibi, o ator Juca de Oliveira, 79, criticou o governo atual: "Está tudo estagnado", disse.
Renata Campos, viúva de Eduardo Campos se emociona após votar ao lado dos filhos no Recife. (Daniel Carvalho/Folhapress)
Os "santinhos", que têm o CNPJ da campanha majoritária e tiragem de um milhão de exemplares, foi distribuído em áreas próximas a zonas eleitorais em Salvador. Souto e Geddel apoiam Aécio Neves (PSDB) para presidente
Material de propaganda de Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) deixa em branco o espaço destinado ao voto para presidente. (João Pedro Pitombo/Folhapress)
Candidato do PCO à Presidência pela quarta vez, Rui Costa Pimenta acabou de votar na Escola Estadual Pereira Barreto, na lapa, zona oeste de São Paulo.
Rio de Janeiro tem 162 presos por boca de urna, sendo 15 deles candidatos
"Eu tenho a sensação de missão cumprida. Contribuí muito para a discussão do nosso Estado", disse a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann. A petista lembrou do pouco tempo de TV e da "campanha de ódio" contra seu partido no país.
Em terceiro lugar nas pesquisas para o governo do Paraná, a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) votou em Curitiba por volta de 10h (Estelita Hass Carazzai/Folhapress).
Em terceiro lugar nas pesquisas para o governo do Paraná, a ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) disse pouco antes de votar que só comentará seu desempenho após o resultado.