Dilma Rousseff e Aécio Neves vão ao segundo turno na corrida à Presidência da República e reavivam polarização entre PT e PSDB.
A petista recebeu 42% dos votos válidos, desempenho pior que no primeiro turno de 2010 e pior atuação da sigla em 12 anos.
Terceiro colocado nas pesquisas até poucos dias atrás, Aécio obteve 34% dos votos. Marina Silva (PSB), que desidratou na reta final, ficou com 21%
Com o resultado, integrantes da cúpula do PT já se movimentam para neutralizar o apoio de Marina ao adversário Aécio Neves.
Na eleição para governador, Geraldo Alckmin (PSDB) venceu em São Paulo. No Rio de Janeiro, o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) vai enfrentar o senador Marcelo Crivella (PRB).
Uma das maiores surpresas do primeiro turno foi no Rio Grande do Sul, onde Ivo Sartori (PMDB), que aparecia em terceiro lugar nas pesquisas, foi o mais votado. Ele fica na disputa contra Tarso Genro (PT).
Em Minas Gerais, o PT ganhou pela primeira vez. Fernando Pimentel será o governador do Estado. No Maranhão, após quase 50 anos no poder, o grupo de Sarney foi derrotado.
Celso Russomanno (PRB) foi o deputado federal mais votado do país, com 1,5 milhão de votos paulistas. Ainda sobre a eleição em São Paulo, José Serra (PSDB) derrotou Eduardo Suplicy (PT) na disputa ao Senado.
As urnas biométricas, instaladas em alguns colégios eleitorais, causaram filas e atrasaram o início da apuração dos votos.
Acompanhe no site da Folha as notícias sobre as eleições.
Uniformizados, militantes acompanham voto de Alckmin em SP. A presença de militância uniformizada, no entanto, é ainda assim vedada pela Justiça Eleitoral até o término da votação.
Lindberg vota ao lado da família. (Antônio Pinheiro/Divulgação)
Candidato do PT ao governo do Estado do Rio, Lindberg vota ao lado da família e se diz 'esperançoso em ir ao 2º turno'. Leia mais
"O adversário principal neste momento é o PT, representado por Dilma Rousseff (PT). Está na hora de a gente dar uma virada no Brasil", disse FHC. Leia mais
Maior local de voto em trânsito do país controla entrada de eleitores em SP. Leia mais
Rui Costa (PT), candidato ao governo da Bahia, chega para votar na manhã deste domingo (João Pedro Pitombo/Folhapress).
Paulo Souto(DEM), candidato ao governo da Bahia, chega para votar na manhã deste domingo (João Pedro Pitombo/Folhapress).
“Numa coligação de 17 partidos e com o dobro de tempo dos concorrentes, Richa disse que atraiu aliados "com diálogo e respeito", disse o O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que pode ser eleito no primeiro turno.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), reclamou dos "ataques" na campanha. Líder das pesquisas, ele pode vencer a eleição no primeiro turno. (Estelita Hass Carazzai/Folhapress)
Graça Foster, presidente da Petrobras, votou por volta das 12h, em um colégio da Ilha do Governador, zona norte do Rio, mas não foi reconhecida pelos demais eleitores. Ela não fez nenhuma alusão ao PT nem portava broches ou adesivos do partido.